VALE A PENA SOFRER?



Autor Tania Paupitz
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/28/2008 10:28:40 PM
Quando aprendemos a lidar com o nosso sofrimento e dificuldades, deixam de ter sentido as idéias romantizadas que temos de “que a vida é um mar de rosas”e, que tudo é muito fácil, basta querermos e pronto. Sentimos que, o importante mesmo é assumirmos a nossa total responsabilidade por nós mesmos, tendo plena consciência do nosso pensar, sentir e agir. Nossos medos, ansiedades, e a própria dificuldade em lidarmos com nosso momento presente, se transformam num obstáculo para o nosso equilíbrio interno, nos impedindo de lidar de forma construtiva com nossos problemas e ou conflitos.
Quando estamos enredados por algum tipo de sofrimento ou conflito emocional, até uma simples tomada de decisão torna-se prejudicada, pois nossa percepção fica totalmente alterada e limitada, além dos vários lapsos de memória que também, podem ocorrer.
É como se nossa mente ficasse turva e confusa, onde passamos a não mais utilizar o raciocínio e a lógica da maneira habitual, nos utilizando de clareza e objetividade, quando temos que resolver alguma questão.
Porque não temos o hábito ou não fomos educados a pratica da auto-observação, nós somos, não raro, cegos à maioria dos nossos sofrimentos, pelo menos com relação a sua origem, pois é muito comum , quando estamos vivenciando algum tipo de sofrimento, ficarmos completamente emaranhados por ele. Oscilamos entre a confusão, a duvida e, a ansiedade, não sabemos o que fazer ou como agir: “se corremos o bicho pega, se ficamos o bicho come”, já diz o ditado popular. Sair da situação em si, também é algo que se torna muito complicado, principalmente, quando não temos o entendimento do problema em si.
É preciso ter a coragem de honestamente olhar para dentro de si mesmo, para nossa própria dor, e de fato, senti-la, experimenta-la, procurando através dessa consciência, nos desapegar, deixando-a partir. Quando me dou conta de que estou vivenciando, algum tipo de dor ou sofrimento, começo a entrar por esse caminho da auto observação, procurando descobrir porque de fato, aquilo esta acontecendo comigo e, então, enquanto não consigo visualizar uma saída condizente, para terminar com toda esta sensação desagradável, eu literalmente “entrego” o meu problema ao Universo, ou seja, eu me desapego dele, e dessa forma acabo me libertando. Isso acaba ocasionando de certa forma, duas coisas muito positivas: a primeira é que experimento uma enorme sensação de liberdade, como se um peso enorme, saísse de minhas costas; a segunda, é que quando paro de me focar no problema, ele com o tempo vai se resolvendo, até acabar se diluindo. É normalmente quando nos desapegamos do problema , que muitas vezes, ele acaba se resolvendo por si mesmo.
Essa decisão de não sofrer tem que partir de mim, pois é somente, dessa forma, que acabo despertando para a insensatez das múltiplas auto torturas que acabo criando para mim mesma. O sofrimento irá nos conduzir a uma maior e mais profunda compreensão de nós mesmos, alem do fato de, sabermos que não há jeito de escapar à dor, senão passando através e além dela.
Toda dor, deveria ser encarada como uma experiência positiva, pois, geralmente acaba promovendo em nosso interior um outro nível de conscientização, nos dando, oportunidade de transformar nossas emoções e com isso nos livrarmos mais rapidamente da situação de desconforto. Reconhecer que temos o poder sobre nossas emoções e saber que podemos gerenciá-las, nos permite assumir uma maior responsabilidade sobre elas. Isso acaba gerando em torno de nós, um clima sadio e equilibrado, atraindo um enorme potencial de energias positivas. É comum quando entramos num ambiente negativo ou mesmo quando estamos em contato com uma pessoa que não está bem equilibrada emocionalmente; essa energia acabar atuando sobre nós, como uma doença infecciosa, contaminando a tudo e a todos.
Um exemplo bastante comum é quando estamos próximos de alguém que esta alegre, feliz e , de bem com a vida, isso faz com que nos sintamos confortáveis, próximos dessa pessoa, pois a energia que dela emana, além de ser positiva, também é autêntica, ou seja, não vem mascarada, como em algumas pessoas que podemos acabar encontrando. São pessoas que podem demonstrar uma alegria falsa, pois , por dentro são depressivas, amargas ou tristes, mas na sua aparência externa, procuram demonstrar exatamente ao contrário , algumas chegam ao disparate de assobiar, ou cantarolar,com objetivo de disfarçar a dor que vai na sua alma.
Quando desenvolvemos nossa percepção com objetivo de reanimar nossa mente, acabamos por resgatar de dentro de nós, aquela alegria genuína, que todos nós possuímos, embora, muitas vezes ela esteja abafada pelas inúmeras máscaras que acabamos utilizando no nosso dia-a-dia, em função das mais variadas circunstâncias. Essa alegria espontânea nos ajuda no alivio e combate, destes estados negativos que, vivem nos oprimindo, ocasionando muitas vezes o nosso desequilíbrio emocional e, conseqüentemente ao sofrimento e a dor.









Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |