Você não pode se curar daquilo que Você é!
Atualizado dia 2/15/2019 8:32:11 PM em Psicologiapor Flávia Pelegrini
A segunda frase é baseada no Doctor Brown do filme “De Volta Para o Futuro”: “Se você alterar o passado, você deixa de existir no futuro!” Em outras palavras, você desaparece da foto.
Ambas as citações já devem deixar no ar um indicativo de quão valiosa e única é nossa essência, assim como nossa história.
Este artigo pode a princípio causar alguma controvérsia, mas é exatamente a contradição e a controvérsia que prestam o papel de trazer à tona questionamentos que podem ampliar a nossa percepção de realidade.
Vejo muitas pessoas querendo curar seus traumas, dores, impressões e memórias. É muito comum no meio terapêutico atual encontrarmos essa questão. Alguns ainda, mal interpretam seus tratamentos e terapeutas, e saem por aí dizendo que precisam se livrar de heranças e maldições contidas no DNA. É uma boa confusão tudo isso!
Vamos tentar entender uma única questão: Por que diabos a coisa toda funciona para uns e não funciona para outros!? Se a técnica empregada é a mesma, por que um se cura da ansiedade, medo, pânico etc... e o outro não!? Ora, se pensarmos analiticamente, sendo a técnica a mesma, o resultado deveria ser o mesmo, e se não é, nos resta chegar à óbvia conclusão que o fator diferencial está exatamente na Persona em questão! Bingo, tudo depende da pessoa!
Então, vamos reformular a questão: Por que diabos uns conseguem resultados positivos e outros não!?
Minha experiência me indica um só caminho dentro de vários outros já por mim testados e descartados: Não Existe Cura Separada do Autoconhecimento!
E este pensamento primeiro já evoluiu para o seguinte pensamento: Não Existe Transformação Separada do Autoconhecimento!
Depois de algum tempo utilizando a palavra Cura, eu cheguei à conclusão de que muitas vezes essa palavra é usada erroneamente, muitas vezes não é a cura que se busca, mas sim a Transformação, e esse ponto de vista muda todo o conceito!
O Conceito de Cura está atrelado ao conceito de que algo saiu, extinguiu-se, no caso, a doença... para que então algo pudesse se restabelecer, no caso, a saúde.
O Conceito de Transformação traz uma ideia diferente, nada é perdido, mas sim usado como matéria prima para um novo status. “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!”
Mas e quanto ao Autoconhecimento!? Que tal mudarmos esse trecho da citação para “Reconhecimento”, ou melhor ainda, “Autorreconhecimento”!?
Vamos analisar: tudo que Eu Reconheço... eu conheço novamente, eu coloco atenção, valorizo, dou o devido valor e, logo, passo a estar consciente daquilo. Reconhecer uma dor que faz parte da minha história é dar o devido valor a essa dor... e isso não precisa ser um ato doloroso, não precisa ser amedrontador, já que tudo que valorizamos passa a ser um bem, um saldo positivo! É algo como dizer: “Essa dor é minha, só eu a tenho, e só eu sei o que é ter essa dor!” Pronto! Uma etapa do autoconhecimento está vencida... não há mais fuga! Agora está bem mais fácil de tomar posse de tudo que é seu! Tomar posse com ganas de se apoderar dessa propriedade e fazer daquilo uma fortaleza e não uma fraqueza. Eis aqui a diferença entre as eternas vítimas e os vitoriosos de si mesmos!
Mediante tudo isso, já podemos compreender com mais clareza que realmente Não Existe Transformação Separada do Autoconhecimento! Conhecer-se e Reconhecer-se é primordial! As terapias vão lhe indicar o caminho, mas só a pessoa em questão pode progredir nele... pois só ela se conhece!
Não, não existe Cura! Somos Todos Incuráveis!!! :) Mas totalmente passíveis de transformação!
A história de cada qual é um manancial de riqueza, individualidade e unicidade!
Se você compreender as chaves que estão expostas aqui, já estará apto a perceber que Ninguém se Cura daquilo que Se É... mas todos podem se transformar em algo ainda Maior! Tudo vai depender da Coragem de se conhecer, de se apossar, e de se valorizar! Eis porque uns conseguem e outros ainda não! Coragem!
Espero que estas linhas tenham somado de alguma forma.
Para saber mais sobre o meu trabalho, entre em contato.
Flávia Pelegrini
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Terapeuta Holística e Vibracional -CRTH-BR1654. Radiestesista - Pessoal, Empresarial e Geobiologia -ABRAD1202. Dra Honoris Causa em Mentalismo, Parapsicologia e Medicina Vibracional pela Albert Schweitzer University. Criadora do Sistema Mineralih de Elixires de Cristais e Pedras Preciosas Mestre Reiki. Cursos e Vivências. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |