Você não precisa dar conta de tudo
Atualizado dia 6/14/2023 9:46:40 PM em Psicologiapor Raphael Mello
Ouvi há tempo atrás o podcast (que super recomendo) do Guilherme Facci “A Loucura nossa de cada dia”, em que ele nos indaga: “Será que não estamos confundindo “propósito” com “produtividade”? O imperativo de “termos que” produzir o tempo todo. Porque produzir o tempo todo é bem diferente de nos mantermos desejando.
A pressa, a produtividade, são grandes sintomas do capitalismo. E é impressionante como muitas pessoas vêm adoecendo não só psiquicamente, até porque esse sistema atua através de uma manutenção da culpa, uma vez que você não se sente “dando conta de tudo”, consequentemente não se sente produtivo, gerando valor ou negócio.
Percebem como há uma romantização de viver sempre na correria, de gozo e na falta constante de tempo. E que essa mesma romantização não está nos permitindo VIVER.
Lembre-se você não é um robô. Você não precisa dar conta de tudo o tempo todo - cada um dentro das suas possibilidades.
Respire. Se acalme. Tome seu tempo. Lembre-se que você é um ser humano.
Entenda: sofrimento não é opcional, como dizem por aí. Ele faz parte da vida. E não é uma parte qualquer, é uma parte fundamental - afinal, é entre o prazer e o desprazer que pavimentamos nosso caminho no mundo.
Nem sempre daremos conta de tudo. E está tudo bem! Sim! Sim, você se sentirá culpado. E longe de tentarmos eliminar a culpa, que se coloca disponível a nós é tentar montar um convívio pacífico com ela.
Grande parte dessa culpa faz parte do capitalismo que exige mais, mais e cada vez mais de você. Faz com que você nunca se sinta bem o suficiente com você mesmo. As redes sociais são um desses caras também: trazem sempre a sensação de que você nunca chegou lá - (sabe-se que lá é esse).
Viver é errar, muitas vezes não saber o caminho, mas ter a possibilidade de criá-lo na medida em que se caminha. Viver demanda tempo, autoconhecimento, desconhecimento, entendimento, alegria, dor, culpa, felicidade, elaboração de lutos e por ai vai…. Viver é errar, tentando acertar algum caminho.
Pense sobre isso.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 23
Conteúdo desenvolvido por: Raphael Mello Olá, sou Raphael Mello, Sócio do Espaço Cântaros, Psicólogo, Psicanalista e Colunista de sites para autoconhecimento. Escrevo artigos voltados para temas como amor e relacionamentos. Atuo em clínica desde 2015 e trabalho a partir do inconsciente e suas singularidades. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |