Hipnose e Regressão



Autor Fabio Bonfim Fraga
Assunto Vidas PassadasAtualizado em 7/20/2008 10:59:53 PM
James Braid foi quem cunhou a palavra hipnotismo, derivada da palavra grega hipnos, que significa sono. Braid logo percebeu que o termo hipnose estava errado, desde que o fenômeno não é realmente um tipo de sono. Ele tentou mudar a palavra, mas a comunidade científica da época já havia adotado o termo, não querendo mudá-lo. Estamos, portanto, emperrados com um termo e sua implicação errônea de que é um método para fazer as pessoas dormir. De fato, a hipnose é uma forma de concentração que é tão comum que, na realidade, todas as pessoas neste planeta experimentam pelo menos duas vezes por dia. em poucas palavras, é aquele estado que fica entre estar acordado e estar dormindo.
A Bíblia faz referências aos templos do sono, o que sugere que a hipnose há muito já existia sob a guisa de outros nomes. Mesmer usou o termo involuntariamente com suas teorias do uso do magnetismo para curar pessoas e suas enfermidades. É do seu nome que derivou o termo mesmerisado, que se tornou popular para descrever alguém que está paralisado por algo. A palavra mesmerismo foi usada por um certo tempo, mas — no que se refere à comunidade científica — esta levou o fenômeno ao descrédito. Este é o porquê da comunidade científica ter recebido a redefinição de James Braid de braços abertos.
Hoje, os cientistas começaram a estudar a hipnose novamente, sob o nome de O Estado Alfa. Ao ligar eletrodos na cabeça, eles descobriram que existe uma clara mudança nas funções do cérebro quando alguém é induzido a este estado. Estes diferem dos padrões do sono e então concluíram que existe prova científica de sua existência, apesar de que não podem explicá-lo por completo, ou as razões por que o cérebro age desta maneira.
Não é surpresa que muitas pessoas se confundam quanto ao seu verdadeiro significado. A maioria dos peritos no assunto não concordam entre si, e, portanto, há pouca esperança de que para o indivíduo seja dada qualquer certeza sobre o assunto.
Uma coisa é clara, no entanto: a hipnose é extremamente segura, sendo apenas uma ferramenta que permite às pessoas a ir mais fundo na sua mente subconsciente do que é possível em estado de vigília. São as sugestões mais facilmente apresentadas a uma mente quando está neste estado que podem ser perigosas; mas estas também podem ser perigosas também em estado de vigília.
Terapia de Regressão
A regressão é um tipo de viagem guiada pelo subconsciente. Terapeutas podem - e o fazem - levar pessoas de volta ao seu passado, normalmente para descobrir repressões arraigadas (memórias ocultas). Estas se encontram principalmente na infância, quando a imaginação jovem e fértil está formando seus pontos de vista. algumas vezes, conflitos na mente ocorrem e a mente imatura é incapaz de enfrentá-las. O intelecto diz: Eu fiz isto, mas as emoções dizem Eu não poderia ter feito. As emoções geralmente vencem e o que é conhecido como uma repressão se forma. A falsa memória esquecida.
É dito que ver a memória esquecida como um adulto livra a pessoa de seu problema subjacente, permitindo que vivam uma vida normal e livre das ansiedades causadas por aquela repressão. É dito que usar a hipnose desta maneira pode reduzir 1.000 horas de análise para apenas 10-20 horas. Isto é calorosamente debatido, mas muitas pessoas parecem ter se beneficiado, além de ter pesado muito menos em seus bolsos.
SBHH









Médico, formado em 1993. Com especialização em Cirurgia Geral. Coaching pessoal e profissional . Cursos de Autoconehcimento. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui. |