Home >
Autoconhecimento
ASTROFÍSICA VERSUS ASTROLOGIA - UMA GUERRA NO CÉU
por Alberto Carlos Gomes Lomba
Jornais, revistas, rádios, televisões, internet e até livros conferem à
astrologia um destaque importante no mundo esotérico e místico. Milhares de pessoas, diariamente, consultam horóscopos e muitas se tornam verdadeiras “experts” “em
signos do zodíaco”.
Todavia, esta não é a opinião do astrofísico Luis de Almeida que resolveu dar uma de “o império contra-ataca” bem na versão de “guerra nas estrelas”, alegando que tudo é mentira. Para ele a grande farsa da
astrologia seria a de não divulgar que as constelações, que dão origem ao zodíaco, mudam de tempos em tempos, devido a uma atividade astrológica denominada “precessão”.
O que seria isto? Para Luis de Almeida é a movimentação da Terra, em rotação e translação, que nem sempre coincide com a posição do sol. Explica o astrofísico que atualmente as pessoas nascidas entre 21 de março e 20 de abril pertencem ao signo de Áries. Neste período, o Sol está na Constelação de Peixes. Logo, a pessoa seria uma pisciana. Outro exemplo: o sol só entra na constelação de Pólux e Castor em 22 de Junho. Logo os geminianos - como eu - não são deste signo. E tem mais: o astrofísico ainda cita Allan Kardec com a seguinte explicação: “Um que nasça no mês de julho já não está mais no signo de Leão mas, sim, de Câncer, caindo assim a idéia supersticiosa da influência dos signos...”.
O grande erro, na sua opinião, foi adotar e colocar os signos, de forma hermética, no calendário de 12 meses. O certo seria respeitar as leis da astronomia.
Não sendo astrônomo, astrofísico e nem astrólogo só me resta esperar a manifestação dos deuses, monstros e heróis da mitologia.
SAIBA MAIS: Zodíaco = do grego “zoidakos kuklos” que significa círculo de animais.
Este artigo foi baseado no artigo “Previsões astrológicas para 2006... e seguintes”, do astrofísico Luiz de Almeida.Texto revisado por Cris
Atualizado em 2/22/2006
Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.