É sabido que aos 29 anos geralmente passamos por um aspecto muito definitivo em nossas vidas que é o retorno de Saturno. Esse é um planeta que lida com o tempo, com a maturidade e com decisões que precisamos tomar frente às mudanças que a vida nos traz. Nessa idade estamos dizendo adeus à adolescência definitivamente....ideais podem mudar, compromissos e obrigações extras chegam e tudo toma uma nova forma.
Alguns se casam nessa época, alguns têm o primeiro filho, alguns descasam ou perdem pessoas em suas vidas... e tudo com o tempo será relacionado com o retorno de Saturno que chegou ao mesmo ponto da época do nascimento exigindo novas atitudes de nossa parte.
Mas não há só um retorno! Aos 59, acontece o segundo retorno e, dependendo das escolhas feitas aos 29, ele pode ser uma grande confirmação das decisões acertadas que pudemos ter tomado pela primeira vez em que isso ocorreu.
Fernanda Torres vive seu segundo retorno de Saturno no momento - nascida a 15/09/1965 às 9:30h, Rio de Janeiro, está encarando esse acontecimento, e com sucesso! Premiada internacionalmente pela atuação em um filme brasileiro, muitas das suas realizações podem ser resultados de decisões tomadas em seus anteriores 30 anos de vida. E com uma confirmação de postura, a volta de Saturno trouxe a comprovação de que o caminho estava nos eixos seguros para si e sua carreira.
Pois também ocorrem frustrações de pessoas com suas vidas ao chegarem nessa idade e, às vezes, uma depressão ou desânimo pode até levar ao fim de uma história quando se pensa no que deixou de fazer quando o passado bateu à porta há alguns anos, justamente no primeiro retorno quando pode não ter havido uma aceitação dos desafios, mas uma fuga dos mesmos.
O segundo retorno de Saturno pode ceifar ilusões definitivamente e trazer muita insatisfação e desconexão com ideais de vida se mostrando. A pessoa se sente envelhecida, não vê perspectiva em seu futuro e com isso até se desliga da vida e do que poderia lhe trazer plenitude e felicidade.
Uma segundo retorno de Saturno que confirma opções acertadas com a história de vida da pessoa é glorioso, e Fernanda vive isso atualmente. Não é mais uma mocinha sonhadora, é uma mulher madura e convicta de sua carreira, sente a segurança dos passos que deu até hoje nesse caminho de integração com a própria história.
Até algum tempo atrás tratados astrológicos não abordavam esse retorno, deixando sempre ressaltado o primeiro retorno como algo fatídico e determinante na formação de uma personalidade. Agora já podemos incluir nesse estudo não só o segundo retorno, mas também o terceiro retorno!
O Papa Francisco está vivendo essa situação. Nascido a 17/12/1936, às 21:00h, Buenos Aires, ele encontra Saturno fazendo o terceiro retorno em sua vida. Com 89 anos se avizinhando, há uma outra perspectiva nessa constatação. O primeiro retorno já está bem longe, com as decisões que tomou na época que talvez o tenham levado à vida cardinal de hoje; o segundo retorno pode ter trazido a ele a comprovação que as decisões foram acertadas e agora, no terceiro, o caminho encurta pois o corpo não viverá mais um encontro desses e a vida se fecha nesse último destino com a chave de ouro de quem viveu uma história plena, com ela ingressando num outro patamar de vida.
Após esse retorno, a vida do Papa Francisco está cada vez mais difícil fisicamente, mas quanto de sua Alma não está plena e realizada com os passos que deu e com o que conquistou com suas crenças e determinação?
Fernanda e Papa Francisco têm Saturno em Peixes - uma posição que evoca ou ideais e fantasias, como o cinema e a Arte ou a fé e a vida mística como o caminho da Igreja Católica.
Os dois lidam com essa linguagem e têm no momento a comprovação de terem feito o melhor com a passagem do tempo sobre eles.
E essa terceira volta de Saturno, nenhum tratado astrológico lidou até agora. Mas como ele é real! Lidar com o terceiro retorno de Saturno para Papa Francisco pode estar exigindo muito dele com sua constituição física cada vez mais débil, mas a mente está forte! E ele a cada momento confirma sua fé e esperança de paz entre todos com quem pode se comunicar. A humanidade vive cada vez mais, conquistamos com a medicina uma qualidade de vida que pode alongar nossos dias, deixando o tempo da Antiguidade quando aos 30 já se era velho... e podemos usar o tempo a nosso favor para aumentar nossa consciência e sermos ativos no mundo em que vivemos.
Fernanda Torres e Papa Francisco provavelmente não se conhecem pessoalmente, mas Saturno em Peixes os conhece muito bem, e vê nesses personagens pessoas que vivem com suas histórias ideais que ele, Saturno, busca - construção - com a sensibilidade - e em Peixes como linguagem.
Provavelmente nos céus esse deus mitológico está realizado com seu propósito. Despertou em humanos aleatórios ideias de integração com a própria vida que os conectou com a eternidade também. E nisso Saturno é Mestre - tudo que passa por ele resiste à passagem do tempo e pode então estar incluído na galeria da memória humana permanentemente.
E assim percebemos nessas pessoas o trânsito planetário tão famoso e temido às vezes pelas evocações que trazem. Mas também tão essencial na estrutura que os planetas tecem em nossas vidas, nos dando oportunidades de consciência e plenitude com o próprio viver que nos sustenta.
Entender esses processos nos dá mais referências e apoio em tudo que fazemos.
Que haja essa compreensão, então, entre todos, pois conhecendo nosso próprio caminho, poderemos entender os meandros de nossa história e construir conscientemente esse processo, será realizador e gratificante também!
Ah! os retornos de Saturno e suas lições como são especiais e vibrantes. O último planeta visível a olho nu pode ser um portal de ingresso a uma consciência maior. O senhor do Tempo - Cronos - nos alia a um mundo atemporal e nesse processo descobrimos a eternidade, que pode bater a nossa porta de 29 em 29 anos, despertando verdades desconhecidas, mas reais dentro de cada um.
Texto Revisado