Home >
Autoconhecimento
Meditação para expandir o chacra do coração
por Mercedes Requena
O chacra cardíaco rege os pulmões e o coração. Do ponto de vista metafísico, esse centro energético está associado com a capacidade de perdoar, sentir
amor incondicional e prazer pela vida. É neste centro que recebemos os sinais de nossa alma que nos indicam o que é bom e o que não é, fazendo assim as melhores escolhas em nossas vidas. Seria como uma bússola para que possamos nos situar dentro de nós mesmos.
Este centro fica comprometido quando usamos excessivamente as nossas forças internas para nos defendermos daquilo que consideramos uma agressão contra a nossa integridade (ou a integridade de nosso ego). Aprendemos a fechar a nossa expressão de ternura, capricho, confiança na vida, espontaneidade e alegria. Esses atributos da alma são sufocados para que a frieza, a competitividade, a rigidez e a maledicência assumam o comando e comecem a fazer parte do jeito de ser de quem não se dá conta disso e deixa-se levar pelas artimanhas da mente ilusória.
Infelizmente, quando este centro se torna ineficaz para as funções nobres de nossa alma, o corpo físico irá desenvolver alguma disfunção ou doença como indicador do mau uso de nossa capacidade de dar e receber amor. Escolhamos o caminho da inteligência emocional e espiritual e não o da dor.
Livros que indico para quem quiser se aprofundar: “Alegria” de A.Lowen, “Prazer” de Alexander Lowen, “A doença como caminho”, “Metafísica da Saúde" - volumes 1 e 2.Sugiro este exercício para equilibrar este importante centro energético.
1. Escolha um lugar tranqüilo e reserve alguns momentos só para você. Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta (pode ser numa cadeira) e faça algumas respirações profundas.
2. Concentre-se no centro de seu peito e continue respirando com consciência: sinta o ar entrar e expandir o seu peito e contrair ao expirar.
3. Imagine uma luz nascendo no peito. Inspire e leve esta luz para a sua cabeça. Retenha alguns segundos e exale todo o ar, voltando a sentir o seu peito.
4. Continue, sempre pausada e conscientemente. A cada inspiração, leve a luz à sua cabeça e a cada expiração, volte ao seu peito. Faça isto quantas vezes se sentir confortável.
Além de acalmar o ritmo respiratório e as emoções, este exercício tem como objetivo levar amorosidade à nossa mente e inteligência aos nossos sentimentos. Ele o ajudará a se libertar dos julgamentos, projeções e da negatividade, limpando as camadas energéticas que obscurecem a nossa luz e dificultam a nossa relação conosco e com os outros.
Mercedes Araez RequenaTexto revisado por Cris
Atualizado em 8/4/2007
Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.