Terapia de Casais - Base Psicanalítica
Autor: Priscila Gaspar - [email protected]
 |
Os relacionamentos amorosos variam muito, tanto no grau de satisfação que os casais obtêm, como também no tipo de satisfação que buscam. No entanto, não há relacionamento sem conflitos, e buscar a solução faz com que as pessoas cresçam e se desenvolvam.
Com freqüência as crises conjugais são desencadeadas por fatores externos, como o nascimento de um filho, a perda de emprego e outras mudanças que exigem uma readaptação do casal, pois a estabilidade no casamento depende da flexibilidade com a qual cada um responde às suas variadas necessidades.
Para a maioria das pessoas, a decisão consciente de casar-se é uma tentativa de encontrar felicidade, mas as motivações profundas que levam as pessoas a um relacionamento amoroso e ao casamento são em geral inconscientes, como por exemplo, para suprir necessidades não satisfeitas ou resolver conflitos da infância. O inconsciente é semelhante a um porão onde se guarda tudo que não queremos ver e onde há bem mais coisas que imaginamos. As imagens, pensamentos e idéias esquecidas não deixaram de existir, apenas foram reprimidas no inconsciente e podem, a qualquer momento, ressurgir, provocando certas reações e comportamentos que não entendemos. Assim, embora os conflitos de um relacionamento sejam desencadeados por fatores externos, são conseqüências de conflitos inconscientes mais antigos.
Os casais devem buscar auxílio profissional quando percebem que não há entendimento e as brigas se repetem, bem como nos casos em que não há briga, mas não se comunicam e o clima é de frieza, distância e indiferença. Problemas psicológicos e doenças em crianças pequenas podem ser um reflexo da desarmonia familiar e, portanto, este caso também é uma indicação para a Terapia de Casal. Sabe-se que o ambiente harmonioso do casal influi positivamente na saúde física e psíquica dos filhos.
Quando se realiza Terapia de Casal em uma base psicanalítica, o casal é levado a descobrir quais são os conteúdos inconscientes que estão por detrás da crise aparente, melhorando significativamente a interação, a comunicação, o entendimento e a vida sexual, bem como a harmonia da família.
Importante: entende-se como casal duas pessoas que se relacionam afetivamente, independente do estado civil ou da orientação afetivo-sexual.
Contato pelo e-mail:[email protected]
|