Regressão e Terapia de Vidas Passadas (TVP)
Autor: Priscila Gaspar - [email protected]
 |
Embora em psicanálise a palavra regressão refira-se a estados que se assemelham às fases infantis, o termo é aqui utilizado com o sentido de indução a estados de recordação. Assim, a regressão é a rememoração de fatos e conteúdos psíquicos do próprio paciente. Como método terapêutico, a regressão de memória utiliza ferramentas como o relaxamento profundo, a visualização criativa e a hipnose, visando que o paciente se recorde de eventos ocorridos na infância, na vida intra-uterina e antes do nascimento. Quando as causas são buscadas em outras encarnações, denomina-se Terapia de Vidas Passadas (T.V.P.).
Na T.V.P. o terapeuta atua de forma semelhante à dos primeiros trabalhos de Breuer e Freud, ou seja, com a hipnose induzida e a sugestão para que determinados acontecimentos sejam recordados, levando o paciente a abrir janelas de seu inconsciente e permitindo que cargas emocionais traumáticas esquecidas venham à tona por meio da catarse. A principal diferença é com relação ao período de abrangência dessa recordação, pois Freud e Breuer foram, no máximo à recordação do nascimento e dos traumas do parto. Freud observou que, na maioria dos casos, sempre havia uma causa anterior ao momento do trauma, porém, em decorrência da própria cultura àquela época, seria impossível considerar a possibilidade de memória de outras encarnações. Assim, Freud falava de uma suposta “causa primária” e também dos “fatores constitucionais”, que atribuía à hereditariedade. O trabalho de Terapia de
Vidas Passadas tem como objetivo proporcionar alívio aos sintomas e, sobretudo,
realizar uma cura profunda, melhorando a saúde geral do paciente e facilitando
seu equilíbrio. Dessa forma, não visa apenas saciar a curiosidade daqueles que
se interessam pelo assunto. Acredita-se que muitos traumas e bloqueios
psíquicos atuais se devem a vidas difíceis e mortes violentas no passado. Com a
T.V.P. é possível recordar-se de traumas e, com isso, desbloquear a energia
psíquica, desvinculando-se de sentimentos que não pertencem ao momento atual.
Quando o paciente consegue ver seu passado de fora, como se fosse um espectador
de sua própria vida, pode entender melhor os fatos, dando-lhes novos
significados. Ao ver e sentir o que era necessário aprender em determinado
momento, analisando as lembranças de forma mais objetiva, torna-se capaz de
redirecionar sua vida. Trata-se de um método terapêutico e, portanto, não se
prende a nenhum tipo de religião ou crença específica. Não existe, portanto, a
necessidade de acreditar em reencarnação para submeter-se ao método, embora uma
predisposição favorável facilite a obtenção dos resultados desejados.
IMPORTANTE: As sessões de regressão de memória e de T.V.P. são realizadas apenas como parte das sessões da psicoterapia individual holística! É um complemento ao processo terapêutico, nos casos indicados, potencializando seu alcance, pois conteúdos inconscientes mais profundos serão trabalhados. A terapeuta necessita avaliar se há ou não indicação da TVP em cada caso, de forma personalizada, ao longo das primeiras sessões da psicoterapia individual. As sessões de regressão não serão realizadas fora do processo de psicoterapia individual holística.
Contato pelo e-mail:[email protected]

|