PARÂMETROS ESPIRITUAIS DA FELICIDADE - 4ª parte de 5 partes
Autor: Marcos F C Porto - [email protected]
|
Parâmetros Espirituais da Felicidade - 4ª Parte de 5 partes
Autor: Marcos F C Porto
Este texto que está subdividido em cinco partes tem sido apresentado em reuniões palestras e constitui uma das abordagens no trabalho psicoterapêutico da Psicoterapia Holística Transpessoal. Caso seja do seu interesse aprofundar o tema em trabalho individual coloco-me à disposição para em conversa pessoal fornecer os esclarecimentos necessários no telefone: 11 3141-9925 ou e-mail: [email protected]
Dimensão emocional Relacionamentos - autoimagem
Observemos como nos sentimos quando nos concentramos no positivo. Provavelmente, este seja o maior desafio das dimensões, este núcleo rege nosso relacionamento com nós mesmos e com os outros. Dimensão emocional saudável nos permite sermos autoconfiantes, ampliando nossa compreensão das emoções tanto nossas como as do outro. Também nos ajuda a estabelecer e manter relacionamentos satisfatórios. Muitas vezes nos debruçamos sobre as emoções negativas e isso nos leva a bloquear todo o bem que podemos receber das outras dimensões.
Quociente emocional A inteligência emocional não é apenas sobre como controlar as respostas emocionais para nosso benefício próprio ou do outro. É também sobre o uso de emoção, onde for adequado. A emoção é afinal, no coração a sinceridade que tranquiliza, convence e oferece confiança, emoção desencadeia fuga ou luta, em algum momento, de forma adequada, a emoção é necessária se quisermos lidar, por exemplo, com o luto; emoção pode estar na fonte de nossas maiores alegrias. Os inteligentes emocionalmente são como mestres para as suas próprias emoções, reconhecendo as suas necessidades, amá-las, entregando-se quando necessário, incentivando suas criatividades ainda restringi-las a partir do comportamento insensato, destrutivo ou descortês. Para ampliar a metáfora, os inteligentes emocionalmente não são nem da escola que acredita que as emoções devem ser reprimidas - "percebida, mas não ouvida", nem dos que permitiriam os “queridinhos” de "expressarem-se livremente ao desconforto ou desânimo do outro”. Caso não estejamos à vontade com nossas próprias emoções, acharemos que é difícil nos relacionarmos com o outro e de responder adequadamente a eles.
Dimensão Espiritual Crenças-Conceitos Criatividade-
Permitir que a beleza da natureza, e a criatividade sejam partes do quotidiano de nossas vidas. Enquanto a maioria das pessoas pensa o espiritual no sentido religioso, em termos dimensionais se refere ao plano conceitual de nós mesmos. Ele governa nossos sistemas de crenças e inspira nossa criatividade e amorosidade. Quando a nossa dimensão espiritual está em alta, enxergamos o mundo fora de nós mesmos e com maior clareza, acessando as características positivas das outras dimensões mais facilmente. Quando permitimos desfrutar o lado sensorial da vida, desengatando nossa mente nos momentos certos, nos conectando conosco mesmo e com os outros, encontramos sentido através de crenças bem elaboradas ou da criatividade e iremos experimentar uma vida de maior harmonia. As influências determinam o grau de desenvolvimento espiritual que cada um de nós adquiriu.
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor |
|