Sem dúvida, um dos maiores desafios da vida é viver sem expectativas. Visto que somos todos direcionados a maior parte do tempo pelo ego -e ele se alimenta fundamentalmente das expectativas-, abandoná-las exige de nós uma profunda transformação.
A questão toda se baseia na aceitação de que a vida pode ser muito mais rica se estivermos abertos e receptivos às surpresas que ela nos queira reservar, sem desejar saber de antemão o que virá.
Ocorre que a expectativa tem como raiz o desejo de garantir que as circunstâncias nos sejam sempre favoráveis e tragam apenas prazer.
Como este objetivo é irreal, - uma vez que os mais importantes aprendizados da vida acontecem através do sofrimento e é ele quem lapida o espírito e nos leva ao crescimento interior -, vivemos o tempo todo lutando contra uma lei básica da existência, o que só pode ter como resultado, angústia e sofrimento.
Aos poucos, se conseguimos nos abrir para esta nova maneira de viver, descobrimos que ela nos traz muito mais bênçãos e motivos para expressar gratidão do que jamais imaginamos.
Mas, essa entrega só pode acontecer quando está presente uma confiança absoluta no fato de que somos filhos da existência, e que ela sempre trará o que for o melhor para nós.
"Grandes bênçãos vêm para as pessoas que não perguntam - porque, então, tudo é uma bênção. Se algum estranho na rua, lhe dá uma flor rosa - um estranho que você nunca conheceu antes, vocês nunca sequer foram apresentados ... ele simplesmente sorri e dá uma flor rosa para você e caminha, nem mesmo esperando por um agradecimento - quanta alegria que uma simples flor rosa traz para você!
Mas você não ficará surpreso se sua esposa lhe dá uma flor rosa - ...porque você estava esperando. Se o seu amigo lhe dá uma flor rosa você não ficará surpreso, você não vai se sentir grato, você vai dizer: "E daí?" É a expectativa que destrói a sua gratidão. Mas com um estranho, porque você não estava esperando, uma simples flor rosa torna-se um presente tão bonito.
No momento em que você deixar cair todas as suas expectativas, toda a vida se torna um dom de Deus". Osho