Que pergunta estranha é essa, dirão vocês? Como é possível escolher entre riqueza e felicidade? Não, caros leitores, não é necessário escolher entre essas duas coisas e, aliás, já que estamos sob a influência do signo de Gêmeos/mês de Sivan, podemos aproveitar para refletir um pouco sobre esse assunto. Fazemos escolhas o tempo todo e ninguém melhor do que o geminiano conhece esse dilema. O signo de Gêmeos é duplo e pertence ao elemento Ar, que é um signo de sociabilidade, de curiosidade e de relacionamentos mas também de dúvida e de escolhas. O geminiano quer isso e aquilo. Mercúrio, regente do signo, era o mensageiro dos deuses, fazia a conexão entre dois mundos, o divino e o humano.
No artigo da semana passada, fiz algumas considerações sobre esse signo que tem uma dimensão espiritual e uma física, conectando os dois mundos. Mercúrio é representado como um jovem com asas nos pés, que indicam a sua rapidez e volatilidade, e com o caduceu na mão que é também o símbolo usado pela Medicina. O caduceu é o bastão mágico de Hermes (Mercúrio) e é enfeitado por duas serpentes enroscadas simbolizando os dois opostos: o feminino e o masculino, o bem e o mal, o céu e a terra, o claro e o escuro etc.. Hermes era o Deus dos viajantes, protetor da magia e das mudanças, dos comerciantes e dos ...trapaceiros! Sua habilidades em enganar e causar confusões eram muito conhecidas no Olimpo e começaram desde o berço quando ainda pequenino roubou o rebanho do irmão Apolo, o Deus-Sol. Imaginem que para enganá-lo e para não ser encontrado, ele calçou suas sandálias ao contrário para deixar pegadas enganosas! Esperto o pequeno Hermes! Mais tarde, ao ser encontrado com o rebanho roubado, conseguiu convencer o irmão a perdoá-lo somente com sua habilidade verbal. A gente nunca tem razão quando argumenta com um geminiano!
Hermes-Mercúrio é também representado no Arcano Maior do Tarot de número 1, justamente o primeiro arcano, aquele que conecta o campo espiritual ao campo material, o divino e o humano. Mas voltando à minha pergunta inicial sobre a necessidade de fazer escolhas, reconheço que é muito difícil responder. Porém, fazemos escolhas desde que nascemos! Vivemos num mundo de dualidade. O Uno só existe no Divino. Como afirma Hermes Trismegisto, nas tábuas de Esmeralda, transcritas no Caibalion: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados" (leia As 7 Leis da Sabedoria no meu site pessoal).
Todos os paradoxos podem ser reconciliados, ou seja, não precisamos escolher, mas devemos reconciliar, reconectar, unir os dois opostos! Podemos, portanto, aproveitar esse mês de Gêmeos em que o nosso intelecto está sendo altamente estimulado pela energia astral para fazer uma profunda reflexão sobre nossa capacidade de efetuar as escolhas adequadas para nossa vida, seja no âmbito espiritual ou no âmbito material. Conseguindo o equilíbrio, conseguiremos a felicidade. O dilema proveniente da pergunta inicial aparece somente porque geralmente escolhemos primeiramente o lado material, em detrimento do espiritual. Quando pensamos numa situação qualquer, temos em mente o nosso proveito imediato, físico e material. No entanto, esse proveito não precisa excluir necessariamente o outro: a conexão com o Divino. Lembrando que Hermes/Mercúrio possui os dons da adivinhação e o domínio sobre os quatro elementos da natureza - ar, água, terra e fogo - podemos fazer uma analogia com o Orixá Exú, pois como este Orixá era reverenciado na Antiguidade nas encruzilhadas! Por isso, podemos deduzir que podemos recorrer à sua ajuda para realizar nossos desejos materiais, não? No entanto, o campo material em Mercúrio pode nos enganar, pois ele é um grande brincalhão, mas no âmbito espiritual, ou seja, na "oitava superior" ele nos servirá de guia, de união com o Divino. A oitava superior de Mercúrio, na Cabala, é representada pela energia do planeta Urano que se encontra no triângulo superior da Árvore da Vida, exatamente onde, nos estudos do Tarot Cabalístico encontramos o Arcano do Mago. Mercúrio representa o intelecto, no sentido do raciocínio e do aprendizado, que nos ajuda nas escolhas corriqueiras do dia a dia. Mas Urano representa a intuição que é nossa conexão com o campo astral e onde encontramos os conselhos dos guias espirituais. Nesse caso, Hermes/Urano penetra e se manifesta em todas as esferas de nossa existência: na mente, na imaginação, no coração e no corpo.
As artes mágicas e divinatórias, como o Tarot, são artes de Mercúrio/Hermes/Urano. Quando consultamos um oráculo, caro leitor, devemos ter sempre em mente que as respostas obtidas terão como finalidade não a riqueza material, mas principalmente, a riqueza espiritual. O simples conhecimento das artes mágicas, esotéricas e ocultistas, adquiridas em livros e cursos e consultas não será suficiente para nos oferecer a felicidade. Podemos possuir todos os bens materiais dessa Terra e ser profundamente infelizes! Ou, então, ter uma vida modesta e feliz. Qualidade de vida não significa somente dinheiro no bolso. É nossa sociedade materialista que nos propõe essa escolha, e não o Divino! Não precisamos optar por uma ou outra, podemos obter as duas, na justa medida de nosso merecimento. Por isso, como sempre a resposta a essa pergunta inicial estará no caminho do meio, que a Cabala chama de Caminho do Equilíbrio. O Divino nos oferece a abundância, na medida de nossas necessidades e sem que precisemos fazer escolhas. A questão da felicidade é muito relativa e de foro intimo, mas é esta felicidade interior que todos nos desejamos e que precisamos alcançar. Ela não virá somente através de nosso conhecimento e de nossa habilidade em conseguir os bens materiais para satisfação do corpo físico, mas também de nossa capacidade em conseguir o alimento para o nosso espirito.
Caros leitores, podemos aproveitar a energia desse mês para nos conectar com o Divino especialmente para melhorar nosso autoconhecimento, para conhecer nossa missão terrena e nossa missão espiritual e para nos tornarmos Magos e artífices de nossa felicidade conseguindo o domínio de nosso destino.
Aqueles que desejam obter mais informações sobre minhas consultas de Astrologia, Tarot, EFT ou Radiestesia - podem visitar o meu site pessoal abaixo.
Aproveito para convidar os leitores que desejam aprender os Segredos do Tarot Cabalístico para ler a seção de Eventos do SOMOSTODOSUM e se informar sobre os grupos de estudo. Vejam na seção de EVENTOS.
Fiquem em Paz, orem e recebam a Luz Divina e a compartilhem para o bem de todos! Esse é meu desejo para todos nós no mês de Sivan!