Um dos principais atributos que caracteriza o ego é o desejo de controle. Ao longo da vida, a maioria de nós aprendeu que, se seguisse determinadas diretrizes e atuasse para materializar o objetivo desejado, tudo daria certo.
Entretanto, esta não é a realidade da vida. Muitas vezes, este princípio se mostra inútil e, por mais que a pessoa se esforce, as coisas não saem exatamente como ela planejou.
Nestes momentos, aqueles que ainda não desenvolveram algum grau de consciência, sentem o chão lhes faltar sob os pés, e são invadidos por um sentimento de revolta, inconformismo e, até mesmo, depressão.
Para o ego, é incompreensível que seus esforços se mostrem incapazes de gerar a realização de seus desejos. Mas, por mais difícil que pareça, este é um acontecimento de grande valor, que pode nos ensinar muito.
Quando o sentimento de onipotência desmorona, somos obrigados a encarar o fato de que existe alguma força que atua, decidindo os rumos dos acontecimentos.
Relaxar nisso é o primeiro passo para que comecemos a lidar com a realidade de uma maneira mais madura e sábia. Quanto maior a consciência, mais tranquilamente aceitaremos que é a existência quem decide o que será ou não materializado em nossa vida, pois ela sempre sabe do que necessitamos para crescer. Nosso papel é, acima de tudo, entregar-nos confiantes aos seus desígnios.
"A existência é mais sábia que você
O segredo da total aceitação é o segredo do absoluto sucesso... Transforme cada oportunidade em algo criativo e belo.
...Se você está vivo, os climas irão mudar, as estações irão mudar; e você terá que aprender através de invernos, através de verões, através de chuvas. Você terá que passar através de todas essas estações com uma dança em seu coração, sabendo perfeitamente bem que a existência nunca é contra você.
...Sendo assim, o que quer que esteja acontecendo, é bom... É a isto que chamo de confiança. A existência é mais sábia que você e irá proporcionar-lhe todas as oportunidades necessárias para o seu crescimento. Osho, The New Dawn.