Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de manter o foco permanente nos aspectos positivos da vida e, principalmente, naqueles que estão presente em nós.
Quando nos deixamos enredar -e isto acontece o tempo todo- pelos problemas e confusões do cotidiano, abandonamos a plena atenção sobre o que realmente é importante para nossa felicidade.
Quantas vezes tentamos resolver um problema sem parar de verdade para refletir, primeiro sobre o grau real de importância que ele possui e, em segundo lugar, sobre a forma mais inteligente de fazer com que ele deixe de ser um empecilho ao nosso equilíbrio interior.
Manter o foco permanente sobre o que realmente queremos, aquilo que preenche nossas necessidades interiores mais profundas, deveria ser uma prática diária constante.
Mas perdemos a batalha para a insanidade da mente na maior parte do tempo. Alcançar qualquer objetivo na vida exige o dom de focar-se sem se desviar um milímetro, até que ele se materialize.
Como muitas vezes as circunstâncias são desfavoráveis, nos perdemos na comiseração e no vitimismo e, com isto, nossa perseverança e convicção acerca do que desejamos desaparece.
Manter o foco é uma questão de treino pois, como qualquer outra habilidade, é preciso aperfeiçoar este dom o tempo todo, para que ele não seja derrotado diante do primeiro desafio que se apresente.
Aquilo em que você presta muita atenção irá crescer. A atenção é um alimento. Se você der atenção a algo, fará com que cresça ainda mais. Se fosse capaz disso, se fosse capaz de dar atenção a si mesmo, não precisaria da atenção de mais ninguém. - Osho