Uma das maiores fontes de sofrimento para o ser humano é a resistência ao que é. Isto acontece quando ele se identifica com o papel de sofredor, de vítima injustiçada, sempre que as circunstâncias não ocorrem de acordo com o seu desejo.
Esta é uma atitude típica do ego, querer que a realidade se amolde às suas necessidades, - que na maior parte das vezes são mecanismos compensatórios de buracos emocionais profundos.
Quando isto não acontece, ao invés de mobilizar sua energia para uma nova possibilidade, o ego a desperdiça numa luta interna de comiseração e inconformismo e, muitas vezes, passa toda a vida nesse processo, perdendo valiosas chances de crescimento interior.
O segredo para sair deste círculo vicioso é, em primeiro lugar, analisar até que ponto o que se buscava era absolutamente imprescindível para a felicidade. Ao iniciar este questionamento, e se conseguirmos ir fundo nele, certamente abandonaremos a ideia de que aquela era a única chance que tínhamos para sermos felizes.
Sim, porque quando o ego deseja desesperadamente alguma coisa, a sua reação ao não consegui-la é tão intensa e dramática, que ele verdadeiramente se convence de que nunca terá outra oportunidade e que seus caminhos se fecharam para sempre.
A inconsciência pode, de fato, fazer com que isto aconteça, pois o destino de cada um de nós é moldado, em grande parte, pelas crenças que cultivamos em nossa mente.
Entregar-se é simplesmente confiar que a existência nos concederá uma nova chance, e ela sempre concede, pois o aprendizado evolutivo se dá através de várias experiências.
A questão é que, no momento da perda, o ego nos torna incapazes de enxergar as bênçãos que já recebemos da vida, os acertos que já realizamos, e nos faz permanecer focados apenas na sensação de frustração e fracasso.
Quanto maior for a nossa capacidade de aceitação, menos tempo desperdiçaremos com sofrimentos inúteis. O que a princípio nos foi negado pode ser, na verdade, uma forma que a vida escolheu para despertar nosso poder interior.
"...Render-se não é fraqueza. Há nisso uma grande força. Só uma pessoa que se rende tem poder espiritual. Através da rendição, você liberta-se internamente da situação. Verá então que a situação muda sem qualquer esforço da sua parte. De qualquer maneira, você estará livre." - Eckhart Tolle (O Poder do Agora).