O conceito de saúde é geralmente associado ao bem-estar físico, mas ele é muito mais abrangente. Somos um todo orgânico composto por corpo, mente e emoções.
A saúde mental e, principalmente, a emocional são essenciais para uma vida feliz. Ainda que muitos duvidem disso as emoções -e os pensamentos que elas geram-, incidem de maneira significativa sobre o equilíbrio de nosso corpo.
As respostas que o físico apresenta às nossas reações emocionais serão os determinantes do grau de saúde que teremos. A depressão, a ansiedade, o pânico, a baixa autoestima, estão na raiz de inúmeros males físicos.
Portanto, torna-se essencial que nos preocupemos em tratar nossas emoções, com todo o cuidado e dedicação de que formos capazes.
A racionalização excessiva, a recusa em admitir os sentimentos que estão por trás de nossas atitudes, ou do receio em tomá-las, são muito comuns.
Buscar ajuda terapêutica pode ser muito útil para aqueles que se acostumaram a seguir pela vida de modo mecânico e inconsciente, pois o processo os ajudará a reconhecer os sentimentos e as emoções que os direcionam, com objetividade.
Mas, além disso, uma prática como a meditação também é fundamental para a harmonia integral, já que a dimensão espiritual é intrínseca à nossa jornada existencial.
Que o desejo de renovação, trazido pelo início de um novo ano, leve-nos a sair da acomodação e da inércia e cuidar de nossas emoções com disciplina e perseverança, pois esta é a única maneira de alcançarmos a paz e o bem-estar que tanto buscamos.