No dicionário, o significado de desfrutar surge como: lograr os frutos sem ter tido nenhum trabalho no seu cultivo, dar-se ao deleite; apreciar e gozar, usufruir de algo ou de uma situação.
Assim, desfrutar a vida não exige qualquer esforço, luta ou condição prévia. Ela se desenvolve simplesmente, independente de nossa vontade.
É claro que existem momentos em que precisamos atuar para materializar situações, porém, o ato de desfrutar é um aprendizado essencial, pois nada tem a ver com conquistas, mas representa o dom de reconhecer a beleza intrínseca da existência.
Aqueles que ainda não descobriram o significado do desfrutar, seguem impondo condições para isto, e perdem a grandeza que está à disposição de todos a qualquer momento.
Um olhar amoroso e confiante diante da vida, é a antítese do pessimismo, do criticismo exacerbado e da amargura que isto gera. Não se trata de ignorar as dificuldades ou os acontecimentos criados pela obscuridade e a inconsciência, em que ainda vive grande parte da humanidade.
Porém, independente disto podemos, sim, desfrutar de muitas circunstâncias luminosas que a vida apresenta, desde que estejamos abertos e perceptivos para isto.
Esta percepção é altamente presente na infância, quando a criança desfruta de cada momento com inigualável entusiasmo e frescor, sorrindo pelas mais singelas razões.
Lamentavelmente, o crescimento traz, para a maioria de nós, a perda desta capacidade e, aos poucos, vai se instalando um estado de adormecimento, onde a plena atenção é substituída pelo mecanicismo das ações, até que a robotização, fruto da inconsciência, se torne permanente.
Resgatar o prazer do desfrute é uma tarefa necessária e urgente para que possamos vivenciar um estado de paz, que nenhuma condição exterior, por mais dolorosa que seja, poderá nos roubar.
"...Lembre-se de permanecer capaz de maravilhar-se como uma criança.
... Permita que seus olhos sejam mais preenchidos por maravilhas do que por qualquer outra coisa. Seja surpreendido por tudo que está acontecendo.
...Esteja preenchido pelo mistério. E quando alguém está preenchido pelo mistério, o louvor desperta, e o louvor é uma prece. Quando você vê esta maravilhosa existência, você começa a louvá-la. No seu louvor, a prece surge. Você diz: ...É tão belo e tão sagrado". - Osho