Aqueles que buscam o conhecimento nos sites e portais de internet como o Somostodosum são certamente pessoas privilegiadas pois sentem dentro de si a necessidade de progredir em sua caminhada espiritual. Muitos me perguntam em consulta como podem conhecer a sua missão de vida. A astrologia pode ajudar? Sim, pode, especialmente através do Mapa Natal e também através da orientação em previsões Anuais. Nas minhas consultas eu costumo salientar que o autoconhecimento é imprescindível para poder conhecer a própria personalidade e então conhecer a missão de vida, mas especialmente para aprender a cumprir essa missão para o bem dos outros!
"Autoconhecimento verdadeiro só é dado ao homem quando ele desenvolve interesse pleno de amor aos outros; conhecimento verdadeiro do mundo, o homem só alcança quando procura conhecer o seu próprio ser", afirma Rudolf Steiner, o fundador da Antroposofia.
Vamos refletir sobre essas sabias palavras. O que é o autoconhecimento? É um sentimento egoístico que leva o homem a conhecer e se informar sobre si próprio para controlar a sua própria vida e consequentemente controlar o mundo ao seu redor? A meu ver esse é o seu primeiro impulso. Eu percebo que a maioria dos consulentes quer saber egoisticamente como controlar a sua própria vida. Esse é um impulso louvável que é consequência do fato que o homem, diferentemente dos animais, tem a noção do tempo. Porém, segundo Rudolf Steiner, o autoconhecimento que não contenha no seu âmago o desejo de compartilhamento, ou seja o desejo de ajudar os outros, não é autoconhecimento verdadeiro e não servirá para a sua evolução espiritual.
Podemos deduzir assim, que primeiramente precisamos desenvolver o "interesse pleno de amor aos outros, ou seja a generosidade do coração que deve ser exercida não somente em relação aos nossos entes queridos, mas também às outras pessoas ao nosso redor, sejam íntimas ou não. Por generosidade, entendo pensamentos generosos, que podem se traduzir em palavras, gestos e atitudes, e não somente em doações de dinheiro ou bens de consumo. Quantas pessoas precisam de um ombro ou de uma palavra amiga? Quantas pessoas só precisam que você simplesmente as escute? E a gente precisa aprender a fazer isso sem julgar, sem emitir opinião, simplesmente prestando atenção ao desabafo. Isso já seria um ato de generosidade.
Uma outra qualidade que podemos desenvolver se quisermos evoluir espiritualmente é aquele da tolerância. Tolerância quer dizer aceitação, quer dizer não julgar e continuar a amar o outro apesar do outro ter uma opinião diferente da nossa, seja em matéria de religião, de política ou ainda quando o outro tem outra educação, condição social, raça ou ainda outra preferência sexual. Tolerância quer dizer aceitar o outro pelo que ele é e amá-lo sinceramente, exatamente por ser o que ele é! Quantos de nós conseguem fazer isso sem julgar ou condenar, mesmo que isso seja só no próprio íntimo? Steiner afirma que devemos desenvolver o interesse pleno de amor pelo outro se quisermos evoluir espiritualmente. Como isso é difícil!
Passamos ao outro item da frase: "O homem só alcança o verdadeiro autoconhecimento, quando alcança o conhecimento do mundo ao seu redor". A meu ver ele salienta a nossa responsabilidade em relação à Mãe Terra e a tudo o que ela contém, seja no reino mineral, vegetal e animal. Se não nos comprometermos com o mundo ao nosso redor, não conseguiremos compreender a nossa verdadeira essência interior que é a essência espiritual. Como podemos destruir a natureza e achar que estamos evoluindo espiritualmente porque lemos livros e artigos de autoconhecimento? Como podemos maltratar um animal e acreditarmos que estamos no caminho da evolução porque frequentamos um templo e oramos ao nosso Deus? Como podemos poluir um rio e depois chegar em casa e acender uma vela ao nosso santo pedindo proteção?
Meus caros leitores, não estou dizendo que o autoconhecimento seja inútil, mas afirmo que ele não servirá para nada se não for acompanhado dessas atitudes que eu considero indispensáveis para alimentar o espirito. Quanto mais o alimentarmos, tanto mais sábios nos tornaremos e é essa a sabedoria de que necessitamos! Então, vamos começar a praticar?
Essa crise que atinge o coletivo, requer de todos nós muito empenho e determinação, nos ensina a economizar, a planejar, mas aumenta também a nossa responsabilidade social. A Mãe Terra pede a nossa ajuda. Todos precisamos nos envolver. Então, caro leitor, lembre-se que a vida é feita de ciclos, e que você só colhe aquilo que planta. Se nos esquecermos do mundo ao nosso redor, de nada adiantará tanto autoconhecimento.
Pesquise sobre os atendimentos de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email [email protected] ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no Facebook em #AstroSirius onde todas as segundas feiras as 11:00 hs. assistirá ao video : Bate-papo com os Astros! Informe-se também sobre Cursos de Astrologia e Tarô presenciais ou online.
OBS: O meu livro "Os Signos na Cozinha" já está à venda nas livrarias do país. O livro é divertido e leve, descreve os 12 signos do zodíaco com suas preferências alimentares, é repleto de dicas para cada signo, e tem menus completos fotografados com receitas culinárias para todos os gostos! Boa leitura!