Todos desejamos um futuro promissor, onde nossas necessidades, tanto materiais quanto emocionais, sejam plenamente atendidas e possamos alcançar a tão sonhada felicidade. Quando nos deparamos com momentos difíceis, é útil e importante cultivar a esperança de superá-los num tempo que ainda virá.
Entretanto, muitos seres humanos fazem da expectativa em relação ao amanhã, a sua postura básica diante da vida. Os grandes mestres espirituais enfatizaram incansavelmente que o futuro é apenas uma possibilidade, e que a única coisa certa e concreta que possuímos é o momento presente.
Relembrar esta verdade a cada instante é o que faz toda a diferença entre viver de esperança e agir efetivamente para construir o futuro que desejamos. É claro que inúmeras variáveis atuarão e, ainda que nos dediquemos com afinco à construção do que almejamos, pode ser que não o alcancemos, visto que a existência tem seus mistérios e pode nos levar para direções opostas às que sonhamos atingir.
Ter a consciência desta possibilidade e confiar no fato de que aquilo que a vida nos traz é sempre o que necessitamos para alcançar evolução e crescimento interior, pode fazer nos livrar da amargura e do inconformismo.
Se mantivermos o foco de nossa ação no momento presente e fizermos dele o alicerce para o futuro que virá, as chances de que o esperado se materialize são muito grandes.
O importante é relaxar no agora, com a tranquilidade de que estamos realizando a nossa parte e confiando que o Universo dará sua contribuição para que nosso futuro seja tão colorido e feliz como planejamos.
O amanhã nunca acontece, sempre é o hoje. E esta mente que pensa em termos de amanhã, sempre pensará em termos de amanhã. E ele nunca acontece, ele nunca existiu, nunca existirá. Tudo o que você tem é este exato momento, assim não continue adiando. Osho - O Livro dos Segredos.