Tememos o desafio porque ele nos tira da nossa zona de conforto, da ilusão de segurança em que todos costumamos nos apoiar.
Ao fazer isso, esquecemo-nos de uma verdade fundamental: é a insegurança que nos permite descobrir nosso poder interior, a capacidade de criar, de gerar novos caminhos na vida.
Se todos permanecessem sempre no conhecido, nenhuma evolução seria possível. Por isso, a existência, sábia como é, em algum momento nos apresenta circunstâncias que nos mobilizam, assustam e tiram nossa paz.
Este é exatamente o propósito, visto que ela deseja que nos apoiemos em outras bases, as que têm a ver com capacidade de inovação, de descobrir novas respostas sempre que formos desafiados, ao invés das velhas fórmulas conhecidas.
Para encarar essa realidade, é fundamental desenvolver a arte da aceitação, pois, quanto maior a resistência àquilo que se apresentar a cada momento, mais angústia e sofrimento iremos experimentar.
Entender o desafio como uma bênção é para aqueles que já adquiriram algum grau de evolução da consciência. Infelizmente, a maioria da humanidade ainda se encontra no estágio em que as dificuldades são encaradas como tragédias, que as levam ao medo e à postura de vítimização.
Confiar em si mesmo e no seu potencial para vencer os obstáculos é uma necessidade primordial nos dias em que vivemos, visto que as transformações planetárias em curso colocarão cada vez mais em cheque nossos paradigmas e convicções arraigadas.
Flexibilizar-se é o segredo para desenvolver novas formas de encarar a jornada da vida, pois só assim será possível cumpri-la em total equilíbrio, serenidade e paz.