Todo ser humano nasce dotado de talentos e qualidades, por mais que não acredite nisso. O excesso de exigências na infância pode se tornar inimigo da autoestima, já que pais excessivamente críticos tendem a gerar pessoas inseguras, que jamais sentirão estar à altura do que lhes for exigido.
Aqueles que não tiveram, durante sua formação, incentivo para descobrir e expressar de modo confiante suas habilidades, certamente crescerão sem acreditar que elas existem.
A estes estará reservada uma vida de frustração e amargura, já que não restará outra alternativa senão conformar-se, exercendo atividades mecânicas e robotizadas, para garantir a sobrevivência.
Mas, os que não aceitarem passivamente tal destino terão certamente a possibilidade de descobrirem em si talentos ocultos.
Isto exigirá um trabalho profundo de autoconhecimento e desconstrução da autoimagem que formaram, graças ao julgamento alheio.
Cada um é responsável por criar sua própria realidade e esta, certamente, vai depender do grau de consciência que tiver acerca de seu poder.
O mapa astrológico natal é uma excelente guia que temos à nossa disposição neste processo de autodescoberta. Ele aponta as habilidades que trouxemos para esta encarnação e como podemos utilizá-las, de modo a alcançar a realização pessoal.
Um talento, quando é colocado a serviço do bem comum, torna-se ainda mais valioso e nos permite vivenciar a plenitude do nosso ser.
"...A natureza nunca envia qualquer indivíduo sem algum presente único... Qualquer qualidade e qualquer talento, que você tenha, use-os ao máximo e a energia que está envolvida nas tensões tornar-se-á sua graça, sua beleza". Osho.