Se você discorda desta afirmação, provavelmente é porque ainda se considera uma vítima da existência. Mas, se conseguir parar por alguns instantes e refletir profundamente sobre o assunto, você poderá concluir que os acontecimentos da vida são, em sua maioria, resultado de suas próprias escolhas.
É claro que ninguém deseja conscientemente atrair dificuldades. Elas surgem exatamente porque grande parte de nossas ações são guiadas pela inconsciência.
Quanto mais desenvolvida for a nossa capacidade de lidar com uma situação momentânea, sem enxergá-la como um beco sem saída, menores serão as chances de nos vermos enredados no caos emocional.
Todos os fatos que a vida nos apresenta deveriam ser encarados como oportunidades de amadurecimento e demonstração de nossa capacidade criativa.
Entretanto, o medo e a falta de confiança em nosso poder nos levam a considerar muitos deles como castigos, que encaramos com revolta e incompreensão.
Fatos pontuais devem ser resolvidos com foco, disciplina e inteligência emocional. Isto significa decidir, a cada circunstância, como podemos agir para evitar ou ao menos minimizar, os danos a nós mesmos e aos demais.
É importante ter em mente que nem sempre seremos vencedores, ou seja, algumas vezes o resultado de nossos esforços poderá ser contrário ao que desejávamos. Mas, se soubermos aceitar a situação sem sair do nosso eixo de equilíbrio, aos poucos vamos aprendendo que cada dificuldade tem seu papel em nossa vida.
Nada será em vão, pois durante a jornada, tanto os momentos felizes quanto aqueles em que nos sentimos perdidos e sufocados, serão igualmente valiosos e acrescentarão qualidade ao nosso existir.
Amigos de São Paulo, o próximo encontro de meditação ativa do Osho acontecerá no dia 20 de maio, das 11 as 13 horas, no Espaço Aura Terapias Naturais, Rua Michigan, 333 - Brooklin. Inscrições devem ser feitas antecipadamente através do meu email.