Você se considera uma pessoa intuitiva? Ou, ao contrário, baseia suas escolhas unicamente no pensamento lógico?
A lógica tem como fundamento a análise racional dos fatos e, através dela, obter uma conclusão sobre um determinado assunto ou decisão que se necessita tomar.
Ao contrário do que muitos acreditam, a razão nem sempre nos leva a escolher o melhor caminho, entendendo-se o melhor como aquele que nos fará plenamente felizes.
A intuição, por sua vez, não tem qualquer participação da mente. Ela se apresenta espontaneamente, sem que tenhamos nenhum controle ou domínio a respeito do momento em que surgirá.
Isto porque tem sua origem na consciência, a dimensão do ser que pertence à Fonte de onde tudo se origina. Muitos costumam afirmar que as decisões guiadas pela intuição são instintivas.
Isto é verdadeiro no sentido de que a intuição costuma gerar reações espontâneas, que nada tem a ver com o pensamento lógico. Pessoas que acreditam em sua intuição e a seguem dificilmente cometem erros ou tomam decisões equivocadas.
Um estado de pleno relaxamento e equilíbrio das emoções é o ambiente necessário para que a intuição possa brotar. Emoções como o medo e a ansiedade eliminam qualquer chance de que ela se manifeste.
O primeiro passo é que haja uma confiança absoluta na existência desse dom em nós. Se a dúvida, - atributo típico da mente -, predominar sobre a confiança, a oportunidade se perderá de modo definitivo e a razão assumirá o comando.
Algumas pessoas já nascem com a intuição plenamente desenvolvida, mas para a maioria ela desperta de modo gradual, principalmente através da prática da auto-observação e do silêncio.
"Quando você abandonar essa fixação na razão, a intuição começará a fluir.
Vai passar a ser uma fonte constantemente disponível. Você poderá fechar os seus olhos, mergulhar nela e encontrar, sempre, a direção mais apropriada a você". -
Osho.
Amigos de São Paulo, o próximo encontro de meditação ativa do OSHO acontecerá no dia 20 de maio, das 11 as 13 horas, no Espaço Aura Terapias Naturais, Rua Michigan, 333 - Brooklin. Inscrições devem ser feitas antecipadamente através do meu email.