Um comportamento padrão se caracteriza pelo hábito de reagir aos acontecimentos da vida, de modo sempre igual. Fomos condicionados desde cedo a adotar determinadas atitudes, pois nos garantiram que, agindo assim, minimizaríamos as dores e sofrimentos.
A ruptura desse padrão pode ocorrer de dois modos. O primeiro deles é quando a vida nos surpreende e gera situações desafiadoras, que nos tiram a sensação de segurança e conforto que nossa ilusão nos faz criar.
No tarô, esta circunstância é representada pela carta A Torre, cuja imagem retrata um raio atingindo uma torre e destruindo-a, fazendo com que os seres humanos que ali se abrigavam, sejam lançados para fora, caindo no vazio.
Esta carta retrata perfeitamente o sentimento de insegurança que nos domina, sempre que nos vemos surpreendidos por mudanças inesperadas, sobre as quais não tivemos qualquer controle.
Mas, a ruptura de um padrão também pode ocorrer de modo consciente, quando escolhemos voluntariamente buscar novas formas de viver, pois já não nos sentimos felizes na estrutura que construímos.
Neste caso, embora o elemento do inesperado esteja ausente, e ainda que tracemos uma estratégia para realizar a mudança, o medo e a insegurança certamente estarão presentes, embora em menor grau.
O principal ingrediente para que sejamos capazes de realizar esta tarefa é a coragem. Ela só estará presente se houver em nós o desejo profundo de conquistar um estado de equilíbrio e serenidade, ainda que a realidade se mostre diferente daquela que desejávamos.
Aprender que, independente das circunstâncias, somos os únicos responsáveis por criar nossa paz interior, é o passo essencial para que mudemos nosso padrão de reação e tracemos novos caminhos para nossa vida.