Se você quiser, de fato, experienciar a paz interior, precisa aprender uma lição fundamental: não cultivar expectativas.
Seja qual for a situação em que seu desejo para alcançar algo seja muito intenso, dificilmente você escapará dessa armadilha.
Somente adquirindo a consciência de que é a sua expectativa a respeito das situações que cria o seu sofrimento, é que estará finalmente iniciando o processo de cura.
Enquanto somos dominados pela mente, costumamos responsabilizar os outros por nosso sofrimento. Isto acontece porque esperamos que eles preencham as expectativas que criamos a seu respeito.
Quando a realidade se apresenta diferente do que imaginamos, nosso inconformismo nos leva a culpar aquele que nos frustrou. É difícil aceitar que não é alguém que nos causa sofrimento, mas sim a nossa dificuldade em lidar com o desapontamento que nossa expectativa a respeito dele nos causou.
Muitas pessoas, diante de uma experiência como essa, desperdiçam a vida mergulhadas na amargura e no inconformismo, sempre enxergando no outro a razão de sua infelicidade.
Libertar-se exige, antes de mais nada, uma decisão firme de não colocar a nossa paz na dependência de nada ou ninguém.
Se estivermos plenamente alertas e conscientes de que jamais teremos o controle sobre as circunstâncias exteriores da vida, poderemos finalmente relaxar, aceitar o que quer que aconteça e seguir em frente, com a certeza de que sempre é possível construir um novo caminho.