Um dos maiores desafios da vida é manter-se plenamente comprometido com o momento presente.
Muitos permanecem apegados ao seu passado, relembrando o tempo todo o que vivenciaram, não importando se estas memórias são positivas ou negativas.
Outros, ao contrário, estão obsessivamente preocupados com o futuro, criando em suas mentes as diversas possibilidades que desejam ver manifestas, numa tentativa vã de manter-se no controle absoluto da realidade.
Estar atento ao presente, experimentando cada momento com totalidade, é a única forma de garantirmos que nossas vivências não sejam contaminadas pelo passado ou pelas expectativas do futuro.
É claro que isto só pode ser possível quando a consciência já estiver desperta, em algum nível. Enquanto as ações inconscientes estiverem predominando, esta prática se torna difícil de ser realizada.
O mais importante é sabermos que nada do que desejamos materializar no futuro poderá se tornar real se não agirmos de modo consciente no agora, para alcançá-lo.
Um profundo relaxamento é necessário para que vivenciemos o presente sem preocupação ou angústia, desfrutando de cada experiência com a certeza de que ela nos trará o aprendizado necessário para o nosso crescimento interior.