Um dos mais valiosos aprendizados da vida é o relaxamento. No mundo dominado pela ansiedade como o que vivemos, essa é uma lição essencial.
Relaxar é algo muito mais profundo do que deitar-se por alguns momentos, para evitar o cansaço físico.
O verdadeiro relaxamento é aquele que adotamos diante da vida, e significa aceitá-la como ela é, vivê-la do modo como ela se apresenta.
O contrário disso é resistência e tensão, pois quanto mais vivemos em luta, maiores serão as dificuldades e desequilíbrios que experimentaremos.
Visto que uma vida sem desafios é algo impossível, o melhor é tentar lidar com cada circunstância, com a calma necessária para encontrar dentro de nós a solução.
Para que isso aconteça, precisamos adquirir a consciência de que nada na vida se resolve através do medo e do desespero.
O essencial é encararmos a verdade de cada situação e, por mais difícil que seja, admitirmos nossa responsabilidade, quando for preciso.
Relaxar também inclui perdoar a si mesmo e aceitar as próprias limitações, sem julgamentos rígidos ou cobranças excessivas.
Cada atitude que tomamos, está em sintonia com o nosso grau de consciência naquele momento.
Portanto, a prioridade deve ser ampliar essa consciência cada vez mais, pois somente assim será possível viver de modo mais tranqüilo e relaxado.