Tão complicado quanto definir o caminho que queremos trilhar nesta vida é sabermos qualificar o momento do êxito.
As duas situações são absolutamente singulares e dependem de quem as vive. Não se trata de fugir à responsabilidade de se tentar definir uma coisa e outra. Trata-se de coerência quanto ao real significado e ao efetivo sentimento do que é vida terrena quando estamos no estágio “exitoso”.
Podemos adquirir sucesso, mas isso não significa que tenhamos tido êxito. Portanto, tudo está inter-relacionado a algo chamado valores, nos quais creio e, portanto, aplico.
O significado de êxito é atingir um bom resultado, um bom efeito, mas poderíamos também afirmar que uma pessoa teve êxito quando consegue fazer um estrago enorme em uma tarefa. Portanto, o êxito tanto pode ter sentido positivo quanto negativo.
A qualidade de vida também não se define, porque ela é singular e individual. Criar um paralelo entre êxito e vida é perfeitamente possível, porque ambos dependem de nós e exclusivamente da forma como decidimos realizar nossos projetos.
Sim, a vida é um projeto. Só que você não sabe. E as religiões o querem cada vez mais ignorante para que você continue dependendo delas e assim comprando a sua fé. O dia em que alguém conseguir me convencer de que freqüentar uma igreja é sinônimo -ou possibilidade- de êxito e que eu não precise fazer a minha parte, estando dispensado de lutar, eu me “associo” a uma igreja.
Voltando ao projeto, o seu, o meu, em uma vida é o que muitos chamam de destino, mas que pode sofrer variáveis enormes, porque temos o Livre-Arbítrio de optarmos por isso ou por aquilo. Uma pequena decisão -aceitar um sim quando efetivamente queremos dizer não-, muda toda a nossa colheita e até mesmo a nossa saúde.
Tudo o que pretendemos que venha a ter êxito depende de nossos esforços e de nossos valores. Somos o que cremos ser. Portanto, é uma tarefa singular tentarmos dar sentido genérico à palavra êxito, pois é tão difícil quando tentamos dar valores para a vida de cada ser humano. Cada um tem a sua forma e o seu valor.
Assim, êxito e sucesso não são sinônimos... Posso ter sucesso e não obter êxito porque o primeiro é sensação de um estágio, de um projeto, ou de uma vida.
É complexo tudo isso, eu sei, mas o mais importante é que nós possamos interpretar corretamente o fato de que tanto a nossa vida como o nosso êxito, dependem exclusivamente de nós.
Sempre a decisão é nossa, desta forma, sempre o êxito é nosso. Não adianta responsabilizar terceiros por não termos conseguido. Na maioria das vezes faltou aplicação, decisão, vontade e determinação.
Sei que nos veremos.
Beijo na alma
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 1
Sobre o autor
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida. Email: [email protected] Visite o Site do Autor