É muito complicado analisar uma escrita que pertença a uma criança pequena (menor de 12 anos). Até essa idade o fluxo da letra não é ainda suficientemente espontâneo e automático; a familiaridade com a caneta também normalmente não é o máximo. Acontece também no decorrer da vida, que a letra permaneça desajeitada e complicada. Analfabetismo, doenças, ou pouca adaptabilidade a novas culturas e idiomas, o uso de drogas que afetem os processos mentais, medo patológico ou desgosto para com a escrita, podem causar essa problemática.
A escrita organizada acompanha o processo mental, transferindo fluentemente as palavras da mente para o papel; não podemos confundir organização com meticulosidade, pois organização significa que a mente e a caneta funcionam bem juntas, com 'destreza gráfica".
Quando existe um bom grau de ligação entre o processo do pensamento e o ato de escrever no papel, a escrita parece mover-se suavemente sobre o papel, sem nenhum esforço aparente. Por essa razão, o uso de letras maiúsculas é considerada grafologicamente "desorganizada".
Escritas que antes mostravam um alto grau de organização podem se tornar desorganizadas e perder muita de sua harmonia; pode ser temporário, devido a cansaço, aborrecimentos ou condições de escritura efetivamente difíceis.
O bom senso tem de nos orientar e lembrar que as vezes anotamos algo tão rapidamente que nos mesmos não conseguimos entender o que escrevemos... como quando estamos em movimento num trem e pode parecer que estamos tendo um esgotamento nervoso...esta é uma desorganização temporária da escrita.
Caso não existam causas desse tipo, a escrita desorganizada reflete algum cansaço ou desgaste do cérebro.
Aqui vale diferenciar o cérebro que é um órgão físico e seu processo biológico, e a mente, que representa a atividade do cérebro como um todo e por isso é o resultado de eventos cerebrais. Algumas formações da escrita são originadas por estados físicos e não psicológicos.