Tem sido muito gratificante tratar os casos de insônia que tem aparecido no consultório nesses anos que trabalho com florais, pois os resultados são muito rápidos e bastante satisfatórios.
Na minha prática tenho observado algumas questões que podem estar ligadas à insônia que gostaria de explanar aqui.
Na maioria das vezes ocorre a insônia dita por preocupação, onde a pessoa tem algum problema e não consegue se desligar dele, ruminando idéias e pensamentos sobre o assunto. Nestes casos as essências White Chestnut e Crowea são muito úteis.
Quando a pessoa não consegue dormir por tantos pensamentos e o White Chestnut não foi o suficiente, é aconselhável associar o Mountain Pennyroyal, que é uma essência utilizada nos casos em que ocorre uma assimilação de pensamentos ou formas-pensamento que estão no ambiente.
Devo salientar que para todos os tipos de insônia utilizo sempre o Chaparral da Califórnia, que auxilia muito nos casos de “intoxicação” ou poluição de pensamentos; essa essência ajuda a acalmar o sono. Ela é muito útil em crianças que tem o sono muito agitado, mexendo-se tanto que chegam a cair da cama. É certo que alguns adultos também sofrem desse mal.
Muitas pessoas pegam logo no sono, mas acordam quase sempre à mesma hora da madrugada. Ao Chaparral e ao White Chestnut acrescento o Morning Glory, pois já aparece um hábito ou padrão de sono. Essa essência também é útil naqueles que não conseguem largar seus soníferos, mesmo tomando-os em doses insignificantes.
Não devemos nos esquecer que existe insônia naqueles que estão estressados. Nesse caso não podemos deixar de acrescentar o Chamomile e o Dandelion ao Chaparral com o White Chestnut e Crowea.
Também existem os casos dos sonos perturbados por pesadelos. Saint John’s Wort é uma essência que equilibra de forma muito suave essas nossas andanças noturnas sem a interferência de energias desagradáveis. Angelica é outra essência que nos põe em contato com os anjos para um sono mais reparador e protegido. Aspen também ums essência muito boa para quem tem pesadelos, principalmente naquelas pessoas que têm medo do escuro e do sobrenatural.
Para aquelas mães que não dormem porque o filho ou o marido ainda não chegaram, e ficam extremamente preocupadas, achando que aconteceu alguma desgraça com eles, nada melhor que o Red Chestnut.
por Katia Kuchler
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 1
Sobre o autor
Katia Kuchler é terapeuta floral
e colaboradora do Site
desde 2000.