O ser humano é formado basicamente de 9 corpos, sendo apenas um deles, o corpo físico, conhecido e aceito pela maioria das pessoas e pela ciência convencional.
Os outros 8 corpos são desconhecidos pois não são constituídos de matéria densa perceptível aos cinco sentidos normais das pessoas. São corpos formados de um tipo de matéria eterizada, fluídos e energias, que fogem aos órgãos de percepção normais dos seres humanos (visão, paladar, tato, olfato e audição).
Muitos pesquisadores diferem em suas opiniões a respeito do número de corpos, alguns falam em 9 corpos, outros 8, outros 7, outros 14 corpos e outros falam até em uma variação ainda maior. Isso porque alguns desconsideram o corpo físico como parte integrante do homem verdadeiro. Entendem que o corpo físico não é o Homem em si, que o Homem verdadeiro é apenas o Princípio Inteligente, ou seja, espírito e os corpos que o formam. Outros não classificam o espírito como sendo um corpo especificamente e sim como fonte de inteligência que interage através dos corpos energéticos e físico.
Há ainda pesquisadores que consideram os chakras dos pés e das mãos, como sendo também centros de corpos etéricos. Enfim, são apenas formas diferentes de estudarem e analisarem uma mesma coisa. O importante é que no ponto principal todos chegaram aos mesmos resultados, ou seja, o corpo físico é apenas um de muitos outros que formam o ser humano.
Em minhas pesquisas e experiências ao longo de 11 anos, percebi e trabalhei, principalmente com 9 corpos, 1 físico e 8 corpos sutis.
Os oito corpos sutis são representados por 7 corpos de energias e fluidos, que têm seus centros em pontos distribuídos ao longo do eixo central de nosso corpo e são conhecidos como chakras, ou, centros de forças(Figura 1); e um outro corpo, corpo espiritual, que é o principio inteligente do ser humano e é formado por uma matéria ainda mais quintessenciada que a dos demais corpos.
Todos esses corpos são independentes e cumprem funções distintas, mas interligados e com uma relação tão direta entre si que os tornam um corpo único, um ser indivisível.
Cada um dos 7 corpos energéticos e fluídicos (Figura 2), possuem pontos de entrada ou captação de energias, pontos de saída ou exclusão de energias, e ainda, canais de circulação dessas energias. Da mesma forma que o primeiro corpo (corpo físico) tem ponto de entrada de alimentos, boca; ponto de saída desses alimentos, sistema excretor, e canais de circulação e processamento desses alimentos, que são os órgãos de digestão e intestinos, e ainda, o sistema circulatório.
O nono corpo, ou corpo espiritual, não tendo forma definida constitui-se de uma energia muito refinada, de uma vibração de intensidade não conhecida nem percebida no campo das três dimensões que vivemos. Por esse motivo não é considerado por alguns pesquisadores como um corpo. Em nosso trabalho não só o consideramos como um corpo, como o colocamos na qualidade de o mais importante, por entendermos que sendo ele o Princípio Inteligente, que coordena e comanda todas as ações e vibrações dos demais é também, o que já existia antes do corpo físico atual e existirá após a extinção deste.
CORPOS CHAKRAS CORRESPONDENTES
1 - Corpo Físico -> Corpo físico
2 - Corpo Energético -> Básico
3 - Corpo Energético -> Gástrico
4 - Corpo Energético -> Esplênico
5 - Corpo Energético -> Cardíaco
6 - Corpo Energético -> Laríngeo
7 - Corpo Energético -> Frontal
8 - Corpo Energético -> Coronário
9 - Corpo Espiritual -> Princípio Inteligente
por Ronaldo Cardim
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 67
Sobre o autor
Ronaldo Cardim é Terapeuta Corporal e Psicoterapeuta Holístico, formado em psicologia, trabalha com as técnicas: Shiatsu, Zen-Shiatsu, Massoterapia Corporal, Massagem Bioenergética, Massagem de Alongamento, Sei-Tai (manipulação da coluna), Psicoterapia Holística, Relaxamento induzido, Hipnoterapia Condicionativa,
Regressão (TVP).
Atende em seus consultórios em Tupã/SP (14) 3496.6310 e em Marilia/SP (14) 3413.9979 Email: [email protected] Visite o Site do Autor