3 segredos que você precisa saber para ser (muito mais) autoconfiante!
Publicado dia 4/8/2020 11:35:27 AM em Almas Gêmeas
Compartilhe
Autoconfiar é confiar em si mesma. Se tivesse de dar uma nota de 0 a 10 para o quanto confia em você, qual seria sua nota?
Talvez você descubra que daria uma nota alta para algumas áreas da vida e uma nota bem baixa para outras áreas.
Por que estou supondo isso?
Porque a maioria das minhas alunas termina revelando uma boa dose de autoconfiança e segurança em áreas mais práticas, como a profissional e a social e uma dose insuficiente e bastante frustrante em áreas mais emocionais, como a familiar e, principalmente, a amorosa.
Isso mesmo! Especialmente as mulheres entre 25 e 55 anos costumam se sentir inseguras e cheias de medos e dúvidas sobre seu real valor e suas reais qualidades e características quando precisam lidar com questões do coração.
É como se tudo o que soubessem fazer e ser de repente se esvaísse, fazendo com que elas simplesmente não saibam como se comportar de forma tranquila, firme, equilibrada e assertiva.
Não conseguem dizer não. Não se permitem mostrar o que estão sentindo. Não falam sobre o que realmente querem. São permissivas e até se deixam abusar. E tudo isso porque morrem de medo de não serem aceitas, não serem correspondidas. De serem abandonadas ou rejeitadas.
E tudo isso é um fator de grande, aliás, enorme desperdício de energia, alegria, leveza e espontaneidade na vida delas. É um fator que gera frustração, sensação de incapacidade e uma angústia que mina suas outras certezas.
Mas por quê??? Por que, mesmo depois de tantas conquistas, tantos avanços e tantas provas de que são fortes, capazes e realmente incríveis, essas mulheres ainda duvidam do quanto merecem ser amadas e do quanto podem ser autênticas num relacionamento?
Por que elas ainda acreditam que precisam fazer de tudo pelo outro, mesmo quando não são correspondidas ou reconhecidas?
Por que elas ainda se omitem e se colocam de forma passiva diante do que o outro quer ou - muito pior do que isso - do que elas supõem que o outro espera delas?
De onde vem essa gigantesca incapacidade de se valorizar e de se respeitar?
Depois de mais de 20 anos estudando sobre o comportamento das pessoas e, especialmente, das mulheres no que tange à autoestima e relacionamento, eu desconfio que o grande problema é que elas ficam buscando respostas mirabolantes, complexas e aparentemente inéditas sobre quais são as verdadeiras razões para que se sintam dessa maneira.
Bastaria que elas se concentrassem nessas 3 tarefas, nesses 3 recursos e elas finalmente conseguiriam se sentir muito mais autoconfiantes, seguras e prontas para o tão sonhado relacionamento autêntico!
SEGREDO 1
Saber do que você realmente é capaz!
SEGREDO 2
Saber do que você realmente não é capaz!
SEGREDO 3
Autorizar-se a escolher o que você realmente quer!
Tá, Rosana. Só isso? E mesmo sendo só isso, como saber? Como descobrir do que sou capaz e do que não sou capaz? Como ter coragem de escolher o que eu realmente quero?
Sim, você tem razão! Pode até ser simples. Mas não é fácil. E uma coisa é lidar com algo complexo, mas fácil e outra coisa, bem diferente, é lidar com algo simples, mas extremamente difícil como ficar "craque" nesses 3 segredos!
Vamos lá! Estou falando basicamente de autoconhecimento.
O que nada mais é do que se conhecer profunda e detalhadamente. Investigar a própria história, sua infância, as crenças que foi colecionando ao longo dos anos, os significados que foi dando às experiências que viveu. Enfim, um mapeamento de como você é, de como se comporta, de como reage ao que sente e, principalmente do que sente e por que sente dessa maneira.
Seguindo essa trilha, você certamente vai descobrir do que é capaz e do que não é capaz. Talvez descubra, por exemplo, que vinha "comunicando" aos homens que é uma mulher desapegada, que dá tempo ao tempo, que não está em busca de algo sério necessariamente, que não vai pressionar e que pode perfeitamente esperar pelo tempo dele.
E, ao mesmo tempo, descubra que isso é uma grande balela. Uma grande mentira que você vem contando a si mesma só para tentar se encaixar naquilo que você acredita que eles esperam de você.
E que vem se submetendo a relacionamentos insatisfatórios, muito provavelmente com homens que você nem admira tanto assim, mas que perdida e confusa na sua própria autoenganação, você não tem se autorizado a escolher.
Aceita o que aparecer. Sorri em agradecimento às migalhas que recebe. Finge estar tranquila, leve e feliz com o descaso, as incoerências e até com o desrespeito com que é tratada.
Resultado? Cansaço, frustração, mais insegurança e mais falta de autoconfiança!
Quer acabar de uma vez por todas com tudo isso? Invista nesses 3 segredos! Invista num processo de autoconhecimento que possa te conduzir ao esclarecimento dessas questões tão importantes.
Porque enquanto você não souber do que você é capaz (parceira, honesta, dedicada, fiel, etc) e do que você não é capaz (ser a outra, ser feita de boba, ser enganada, ser desvalorizada, etc) e, principalmente, enquanto você não se autorizar a escolher, sua vida emocional vai continuar uma grande fraude, uma piada sem graça e da qual você mesma já está exausta.
Você só consegue dizer "basta" a um relacionamento que é muito menos do que você merece quando você realmente sabe o quanto você merece. Isso é fato! É matemático. É uma questão de lógica e coerência.
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos! Email: [email protected] Visite o Site do Autor