Compreender o que exatamente ambiciona na vida, é um dado fundamental para que você perceba a realidade que está criando para si.
A maioria dos seres humanos é condicionada a ambicionar riqueza, poder ou fama. Fizeram-nos acreditar que sem esses elementos, dificilmente conseguiremos ser felizes.
Pessoas são capazes de cometer as mais absurdas ações, para obter esse certificado de aprovação.
E aqueles que não conseguem conquistá-lo, sentem-se inferiores, indignos, desprovidos de quaisquer qualidades dignas de admiração.
O ambicioso é, na maior parte das vezes, uma pessoa agressiva, violenta, pois ele acredita que precisa desses requisitos para galgar a escada rumo ao topo.
Muitos, na impossibilidade de alcançar a riqueza, se contentam em criar uma falsa imagem de si mesmos, e fazem um grande esforço para manter as aparências diante do mundo.
A energia gasta nessa batalha eterna, faz com que a vida seja desperdiçada, ao invés de desfrutada. Isto porque o ambicioso está sempre correndo atrás de um objetivo que, ele acredita, será alcançado no futuro.
Ao contrário disso, a pessoa não ambiciosa se contenta em obter o necessário para uma vida digna, mas sem qualquer desejo de acumular.
Ela não necessita do aplauso permanente do mundo para sentir-se plenamente viva. Por isso, só o momento presente lhe importa.
Isto não significa que ela não tenha sonhos ou objetivos a realizar, apenas não faz disso sua única razão de viver.
Aprende a fluir com a vida sem pressa, dando um passo de cada vez, atenta aos sinais que recebe, sem ansiedade.
Chegar a esse estado requer o abandono de todas as crenças que lhe foram impostas, sobre o verdadeiro sentido da existência.
Quanto mais compreensão você tiver do que, de fato, ambiciona para obter a paz e a harmonia interior, mais perto estará dessa realidade.