Os maus pensamentos são hóspedes indesejáveis, que tumultuam, causam o caos e nos tiram qualquer possibilidade de paz.
Combatê-los exige uma atenção permanente, pois é fundamental impedir que envenenem o nosso espírito.
O primeiro passo é compreender que eles são os porta-vozes de nossa sombra, - aquela dimensão de nós que se alimenta do medo, da culpa, da baixa auto-estima -, e necessitam destas emoções negativas para sobreviver.
A seguir, é necessário que adotemos uma postura de comando, sim, pois por mais que não acreditemos, somos os comandantes de nossa vida e somente nós podemos determinar o tipo de pensamento que irá nos guiar em qualquer circunstância.
Lembranças tristes, que nada acrescentam ao nosso presente, precisam ser ignoradas e imediatamente substituídas por memórias alegres, agradáveis.
Relembrar as situações em que nos sentimos plenos, preenchidos pelo sentimento de realização, é uma maneira de resgatar essa emoção.
Assim como as memórias tristes nos fazem novamente vivenciar os sentimentos ruins, as boas recordações revigoram em nós a energia do prazer e do entusiasmo.
Vencer esse jogo será possível, se aprendermos a não levar a sério as tentativas da mente de nos arrastar para a negatividade. Façamos dessa meta nosso principal objetivo de vida.