Há algo de fundamental que precisamos compreender a respeito da mente: para ela, nada nunca é suficiente.
Conscientizar-se desta realidade nos permite entender porque a insatisfação e o tédio estão presentes na maior parte da humanidade.
Quanto maior a identificação com a mente, mais necessidade de estímulos haverá. E a natureza deles pode variar, desde a busca permanente por satisfazer o corpo através da comida, ou os mentais, que serão procurados na TV, na internet, nas compras.
Como este é um processo inconsciente, a libertação só pode ser possível através da consciência.
Quanto maior for a sua capacidade de "perceber" os truques da mente para mantê-lo sempre em busca de mais satisfação, maior será sua percepção do caráter ilusório da maioria de suas necessidades.
Somente através desta constatação é que novas descobertas acerca de si mesmo serão possíveis. Você poderá, por exemplo, descobrir que sua tristeza não é real, mas motivada por uma falsa carência que a mente lhe trouxe.
Se conseguir identificar suas reais necessidades, perceberá que nem sempre elas serão condizentes com o que a mente lhe apresenta. E isso acontecerá com muitas outras emoções como a raiva, o medo, a insegurança.
Permita-se observar e deixar ir todos os pensamentos negativos que a mente lhe apresentar. Este exercício o levará, aos poucos, a conhecer quem você é e do que, de fato, necessita para ser verdadeiramente feliz.