Se há algo de que precisamos nos libertar, é a dependência da opinião alheia para definir quem de fato somos.
Esse é um desafio e tanto, visto que somos condicionados desde muito cedo, a ter como meta a busca pela aprovação do mundo às nossas ações.
A partir do momento em que tomamos consciência dessa realidade, é necessário iniciar a desconstrução desse modelo, visto que ele é fonte de muita insegurança e infelicidade.
Sempre que nos sentirmos infelizes diante de algum julgamento negativo, é essencial que tenhamos em mente que ele é resultado da visão pessoal do outro, influenciada por vários fatores, nenhum dos quais diz respeito a nós.
Portanto, tomá-la como uma verdade absoluta, só fará com que nossa autoconfiança se fragilize.
Valorizar a si mesmo é o aprendizado fundamental de todo ser humano, mas para que isso aconteça o autoconhecimento é o caminho.
Ouça as opiniões alheias, analise de modo racional se elas lhe acrescentam algo de útil. Caso isso não aconteça, descarte-as, e siga em frente tendo como guia a sua própria verdade.
Aprenda a confiar em si e faça com que sua visão defina quem você é. Quanto maior o grau de independência e liberdade que você construir, maior segurança e paz irá alcançar.