A Liberdade é classificada, pela filosofia, como a independência do ser humano, autodeterminação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, dependendo dos valores que a pessoa conhece e aplica. É a capacidade de agir por si próprio; autonomia.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a ENERGIA da palavra e sua origem. LIBER+IDADE.
LIBER = Livre vem de LIBER, LIBRA, LIBRUM, livre, franco, independente, despejado, desocupado, até mesmo "sem escrúpulos, licencioso".
Existem três tipos de liberdade: A primeira é o tipo "ser livre de," uma liberdade das restrições da sociedade e do nosso meio de vida.
A segunda é "ser livre para", uma liberdade para fazer o que queremos fazer.
A terceira é "ser livre para SER", uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que SER. Aqui mora a nossa evolução. Sermos o que buscamos e precisamos SER.
Muito importante prestarmos atenção no sentido desta frase, que não é minha, mas aprecio: "Trilhe, ou permaneça em qualquer estrada, desde que evolutiva, na vida. Porém, certifique-se da escolha como parte de um todo. Feita a escolha certa, não te preocupes se tens ou não a aprovação de gente inescrupulosa. E saiba, toda a fama e excesso de reconhecimento, vem com um pacote dois que é do esquecimento. Vale lembrar que a satisfação é ser grato, o resto o tempo mostra. Logo aprendemos quem é nosso real amigo do que somos e não do que temos".
Jean - Jaques Rousseau, o Filósofo Francês do século XVIII, observou que "O homem nasce livre, e em todas partes ele está acorrentado".
Estas correntes são as regras sociais opressivas que limitam o que podemos fazer mental e fisicamente. Sim, são correntes mentais... correntes que restringem o que nós acreditamos que podemos fazer. Portanto, importante analisarmos:
A fé consciente é liberdade. A fé instintiva é escravidão. A fé mecânica é loucura.
A fé adestrada é ignorância
A esperança consciente é força. A esperança emocional é covardia. A esperança mecânica é doença.
O amor consciente desperta o amor ético. O amor emocional desperta o inesperado. O amor mecânico desperta o ódio.
A liberdade implica assim na responsabilidade do indivíduo por seus próprios atos. Sem dúvida, há no conceito de liberdade o envolvimento com a consciência, poder, dever e identidade do SER humano.
Assim, sou livre para escolher o caminho que desejo seguir em meu processo evolutivo. Sou o resultado do que acredito SER.
É com a minha Liberdade que crio os meus valores, me torno EU e busco a minha caminhada evolutiva desta encarnação.
Boa semana. Cuide da sua liberdade. Sejamos éticos com nossos pensamentos, palavras e atitudes, ao nosso favor.
por Saul Brandalise Jr.
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 421
Sobre o autor
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida. Email: [email protected] Visite o Site do Autor