Publicado dia 3/25/2002 11:20:49 AM em Corpo e Mente
Compartilhe
Grandes redes de hotéis destacam a função da decoração e arquitetura de suas unidades, mas acabam estabelecendo um estilo impessoal em razão de utilizarem as mesmas estampas, materiais, iluminação, cores etc.
Moramos num país muito criativo, de cores naturais fantásticas e é interessante uma interação com os hábitos, costumes e usos da cultura brasileira. O cliente se hospeda em lugares que sejam aconchegantes, mas diferentes da sua casa. O encantamento, cativar (criar laços) o hóspede, provocar retorno espontâneo são prioridades conquistadas diariamente. Ele espera ser tratado como uma pessoa muito especial (Vip).
Uma das formas mais econômicas de investir com retorno imediato é usar a psicologia das cores aliada à energização de ambientes (Feng Shui) com o objetivo de proporcionar bem-estar aos hóspedes e funcionários do hotel. Pouca gente tem noção do poder das cores. Exagero de padrões, cores e desenhos podem poluir visualmente um ambiente.
A conseqüência das pessoas verem as cores preferidas é a mudança do modo de encarar as coisas e ficar mais otimista: ver "a vida com outros olhos". O mais importante é o tipo de atmosfera que o proprietário pretende criar. Atualmente as pessoas estão em busca de paz e relaxamento, apesar da tecnologia e automação.
Hospedagem de permanência maior (flats) pedem cores mais suaves e discretas, pois há o risco de cansar o usuário. Cores mais intensas só em detalhes. Existem clientes para cada segmento de mercado: hotéis econômicos, de alto nível, resort ou spa... As pousadas e hotéis-fazenda precisam oferecer tratamento mais personalizado.
As tendências na área de hospedagem mostram os itens mais visados pelos clientes:
a) Limpeza: as apartamentos e as áreas comuns devem estar sempre limpos e em bom estado. Aparelhos elétricos, funcionando bem.
b) Preço/Benefício: em função das facilidades agregadas e da decoração do hotel.
c) Localização: próximo às atrações turísticas ou da reunião de trabalho.
d) Facilidades dentro da suíte: filmes, secador de cabelo, ferro de passar roupa, cafeteria.
e) Serviço de atendimento ao cliente: disponível sempre.
f) Pessoal do hotel: trabalhar de maneira ética e profissional e com aparência limpa e impecável.
g) Segurança: facilidade e proteção ao estacionar, funcionários ágeis no embarque e desembarque.
Uma pesquisa indica que sessenta por cento dos hóspedes voltam motivados principalmente por limpeza e arrumação.
Energia das cores
As cores para efeito de energização (Feng Shui): Amarelo: cor do sol, da luz, remete à sensação de riqueza, alegria, aconchego. Estimula apetite, intelecto, otimismo e criatividade. Azul: evitar esta cor para pessoas com tendência à depressão. Purificante, calmante, estimula paciência e a busca da verdade interior. Branco: altamente estimulante, lembra paz e purificação. Sensação de limpeza, frieza e claridade. Laranja: cor extremamente energética; ativa a intuição e bem-estar. Estimula a alegria e apetite. Convida ao autoconhecimento. Lilás: é a cor da espiritualidade e ativa a intuição também. Por isso os monges vestem esta cor junto com o laranja. Não usar esta cor em excesso. Preto: evitar esta cor em paredes. O uso em detalhes é sofisticado, demonstra classe. Tem peso grande numa ambientação. Verde: associado à saúde e cura. Equilibrado, refrescante e purificador. Sensação de esperança. Vermelho: interessante se usado em detalhes, pois é estimulante, remete inconscientemente à fama, sucesso, força. Aproxima as pessoas.
Sabendo aplicar as cores adequadas para criar o cenário ideal, insistimos na idéia de considerar o bem-estar do hóspede prioridade máxima. Como conseqüência, temos o retorno do hóspede, indicações a nosso favor e maiores resultados financeiros.
Mon Liu é designer de interiores, e-mail: [email protected] - tel: (11) 3021-1015