Preparar bolos mais saudáveis, integrais e naturais é uma tarefa meio inglória.
Vamos começar a passar receitas deles. Alguns serão sem ovos, outros com pouco ou nenhum açûcar, e todos com farinhas integrais. Nestes casos, saber fazer um bolo passa a ser muito importante.
Assim, vamos começar com as regras e orientações básicas do assunto:
Como assar um bolo
A preparação da assadeira
Sempre prepare a assadeira ou forma e acenda o forno antes de começar a fazer a massa.
As formas básicas usadas na maioria das receitas são as seguintes:
*Formas retangulares: pequena(18x28cm) e média( 23x35cm).
*Forma redonda com um furo no meio, tipo forma para pudim ou também chamada forma americana, de 20 a 25cm de diâmetro.
*Formas para pão, de 1/2kg e de 1kg.
As formas a serem usadas devem estar limpas e secas, e devem estar à temperatura ambiente.
Unte o fundo e aos lados da forma com óleo de girassol e polvilhe com farinha. Vire a forma de cabeça para baixo e bata-a com os dedos para retirar o excesso de farinha.
Para certos bolos de frutas, é necessário untar a forma e forrá-la com papel impermeável. Unte novamente com um pouquinho de manteiga. Depois de assado, deixe o bolo esfriar um pouco antes de retirar, com cuidado, o papel.
A preparação do forno
A massa do bolo deve ser assada assim que estiver pronta. Se isso não for possível. Coloque a massa na geladeira até que o forno esteja pronto.
Depois de colocar o bolo no forno, não abra a porta por pelo menos 10 minutos, pois o ar frio pode fazer com que o bolo não cresça.
Como testar o bolo
Depois de passado o tempo necessário para assar o bolo, abra o forno com cuidado. Use uma luva ou um pano grosso e retire o bolo ligeiramente para fora. Enfie um palito ou uma faca de lâmina fina no centro do bolo. Se o palito sair seco, retire o bolo do forno. Se não, deixe o bolo no forno por mais 5 minutos e tente novamente.
Depois de assar
Depois de retirar o bolo do forno, deixe-o ainda na forma por uns 5 a 10 minutos. O ideal seria deixá-lo esfriar sobre uma tela de arame, de modo que o ar passe por todos os lados da forma.
Retire o bolo do forno de acordo com a receita. Se estiver usando papel impermeável, retire-o antes do bolo esfriar.
Como conservar o bolo
Guarde os bolos comuns num lugar fresco e seco. Bolos com creme chantilly devem ser guardados na geladeira.
Os bolos tipo pão de ló se conservam frescos por 2 ou 3 dias. Os bolos de frutas frescas se conservam por 15 a 20 dias. Os bolos tipo pão doce que levam especiarias devem ser guardados numa lata por pelo menos dois dias antes de servir, pois o sabor melhora durante esse tempo.
O que deu errado?
Em geral, os bolos sem ovos se comportam melhor do que os bolos com ovos. Infelizmente, porém, às vezes nem tudo dá certo. A seguir estão algumas sugestões do que pode ter dado errado. Examine o bolo e veja a lista, e tente evitar o erro da próxima vez.
O BOLO CRESCEU MAS DEPOIS MURCHOU:
foi usado líquido demais
foi usado fermento demais
o forno foi aberto muito cedo
O BOLO TEM GOSTO E CONSISTÊNCIA DE BOLO CRU:
não foi usado fermento suficiente
o fermento estava velho
o bolo não foi assado o suficiente
a temperatura do forno estava baixa demais
a temperatura do forno estava alta demais (se a parte de cima do bolo estiver tostada e o restante cru)
O BOLO TEM UMA CONSISTÊNCIA MUITO PESADA:
não foi usado fermento suficiente
o fermento estava velho
foi usada gordura demais
O BOLO ESTÁ SECO:
foi usado fermento demais
não foi usado óleo ou manteiga suficiente
o bolo foi deixado no forno por tempo demais
O BOLO SE ESFARELA E/ OU ESTÁ GRUDENTO:
foi açúcar demais
foi usado líquido demais
O TOPO DO BOLO ESTÁ RACHADO:
o forno estava quente demais
a forma usada devia ser maior
não havia líquido suficiente na massa
O BOLO ESTÁ MAIS ALTO DE UM LADO DO QUE DO OUTRO:
o forno esquenta mais de um lado do que do outro
a prateleira do forno está torta
a forma foi colocada perto demais de um dos lados do forno
O QUE FAZER QUANDO TUDO DÁ ERRADO?
O bolo pode dar errado mesmo nas mãos dos cozinheiros mais experientes do mundo. O segredo é não entrar em pânico nem se desesperar. Com um pouco de paciência nada será desperdiçado - apenas transformado.
Por exemplo, se o bolo fica esfarelado, transforme-o em trufas. Se o bolo murcha, embeba-o em suco de fruta e use-o num pavê. Se as bordas do bolo queimam, corte-as, cubra o resto com creme de confeiteiro e dê-lhe um nome pomposo (meu favorito é "pudim chinês). Ninguém vai saber.
As opções são inumeráveis. Se você não quiser consumir o bolo logo, embale-o num saco plástico e congele-o. Abaixo vão algumas dicas para você ter uma idéia. As quantidades são aproximadas.
TRUFAS
250g (2 xícaras) de farelo de bolo / 100g (1/2 xícara) de alfarroba / 2 colheres de sobremesa de geléia / 1 ou 2 colheres de sopa de leite quente / coco ralado ou farofa de nozes para cobertura.
Dissolva a alfarroba no leite em fogo baixo. Coloque os farelos de bolo numa tigela e faça um buraco no centro. Acrescente a geléia e a alfarroba. Mexa com garfo, adicionado um pouco de leite até que todos os ingredientes se misturem. Com essa massa, forme pequenas bolas (2.5cm de diâmetro). Passe-as no coco ralado ou farofa de nozes. Se quiser, coloque-as em forminhas de papel.
PAVÊ
Pedaços de bolo suficiente para cobrir o fundo de um pirex grande / 200ml (~ 1 xícara) de suco de fruta / creme de baunilha / 250ml = 1 xícara de pedaços de fruta / 250ml = 1xícara de gelatina / confeitos para decoração
Coloque os pedaços de bolo no pirex e embeba-os no suco de fruta. Espalhe os pedaços de fruta por cima. Prepare a gelatina de acordo com a receita do pacote e despeje-a sobre as frutas. Deixe na geladeira até ficar firme.
Prepare o creme de baunilha e coloque-o sobre a gelatina. Salpique confeitos em cima. Sirva gelado.
PUDIM CHINÊS
As sobras de um bolo que queimou nas bordas / 250ml =1 xícara de leite desnatado quente / 1 colher de sobremesa de chocolate em pó + 1 de mel / gotas de baunilha / creme de baunilha ou de chocolate.
Dissolva o mel e o chocolate no leite quente. Coloque o bolo numa travessa e embeba-o neste leite achocolatado. Ponha na geladeira. Prepare o creme de baunilha e, quando gelar, espalhe-o sobre o bolo e coloque na geladeira. Decore com confeitos, como coco ralado, farofa de nozes ou o que quer que esteja disponível, e dê-lhe um nome sugestivo antes de servir.
por Conceição Trucom
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 3
Sobre o autor
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br Email: [email protected] Visite o Site do Autor