Meditar é estar no presente, não é estar no passado e nem no futuro, é estar no momento presente.
Sente e sinta-se confortável, feche os olhos e comece a observar todos os ruídos e barulhos que estão acontecendo a sua volta, apenas escute, observe, não julgue, apenas escute, apenas escute e não julgue.
Como podemos fazer isso? Simples, você escuta um carro, um cachorro latindo,
um avião, apenas escuta e o ruído passa e o silêncio retorna.
Quando meditamos, os pensamentos passam como que um filme numa tela, devemos observá-los e somente observá-los, deixá-los passar e retornar ao estado meditativo, o estado da observação do momento. Quando retornamos para o momento
presente sentimos uma profunda harmonia, esta é a chave.
A mente é muito útil no momento da meditação, é através da mente que aprendemos a parar de falar, a parar de pensar, e entrarmos em contato com o silêncio. O silêncio da nossa mente.
Para que isso aconteça existem várias técnicas, em várias filosofias. Todas estas técnicas têm uma única finalidade, levar a pessoa para o estado meditativo. O estado da não agitação o estado de estar alerta no momento e em silêncio.
Quando explanamos sobre meditação, o que é, como devemos praticar, etc, não podemos deixar de citar o mestre indiano Osho: "A meditação não é algo novo; você veio ao mundo com ela. A mente é algo novo, a meditação é a sua
natureza, é o seu próprio ser. Como ela pode ser difícil?"
Como conseguimos sintonizar e estar alertas e em conexão com nosso bem
estar?