Eu acredito que desintoxicar-se não deva ser um hábito esporádico, mas diário, já que é diariamente que nos intoxicamos.
Todos pensam que desintoxicar-se é eliminar do corpo físico aquelas substâncias que reconhecemos como venenosas: os agrotóxicos, o excesso de produtos químicos (aditivos) contidos nos alimentos industrializados, os resíduos dos remédios alopáticos que ingerimos para sanar algum mal-estar ou doença, os resíduos do fumo, álcool e café, etc. Entretanto, a questão é bem mais complexa e profunda, porque a intoxicação não acontece somente no plano e corpo físico.
É claro que para nós, tudo aparenta ser só no físico ou começar no físico, já que esta é a parte visível e concreta da estória. E por isso mesmo, Deus, em sua infinita bondade e sabedoria, preparou o nosso corpo para eliminar suas toxinas por diferentes sistemas de excreção: as fezes, a urina, os mucos, o espirro, a transpiração, a menstruação, o orgasmo, a lágrima, a tosse, os gases, a expiração e etc.
E, é fato que todo alimento, por mais natural, fresco ou orgânico que seja, sempre contém um percentual de toxinas e material "indigesto" que deve ser eliminado naturalmente do nosso organismo.
Assim, é inegável perceber que diariamente nos intoxicamos com os alimentos, com o ar que respiramos, com tudo que penetra através da nossa pele (sabonetes, cremes e químicos contidos nas roupas).
Mas existe uma carga imensa de toxinas que são produzidas internamente pelo nosso corpo a partir:
1) Do uso freqüente das nossas crenças negativas, que geram pensamentos e emoções desequilibradas;
2) Do que ouvimos;
3) Do que vemos;
4) Do que falamos e
5) De toda a adrenalina e cortisol produzidos pelo estresse da vida diária e pela não prática de exercícios físicos de relaxamento e/ou mobilização de energia.
O foco e a dinâmica da Alimentação Desintoxicante está no esclarecimento de:
1) Como nos intoxicamos? Saber como nos intoxicamos é fundamental para que possamos evitar excessos e condutas intoxicantes.
2) Como minimizar os hábitos e atitudes intoxicantes? Na filosofia da Alimentação Desintoxicante existem exercícios e práticas diárias para aumentar a valorização e respeito pelo corpo físico.
3) Como utilizar os sucos desintoxicantes ingeridos em jejum diariamente? É pela manhã que o corpo está fisiologicamente preparado para eliminar os seus dejetos. Portanto o suco desintoxicante ingerido em jejum é uma atitude inteligente de entrar em cumplicidade com o corpo, ajudando-o a eliminar o que ele precisa, no justo momento em que ele está pronto.
4) Como praticar novos hábitos e atitudes que geram harmonia e serenidade, portanto que purificam o nosso Ser? São exercícios que trabalham a expansão da consciência, portanto a compaixão e a misericórdia para conosco e para com os outros.
5) Como praticar dinâmicas intensivas de desintoxicação? São trabalhos desintoxicantes para quem deseja: parar de beber ou fumar, emagrecer, engravidar e iniciar este momento com o corpo mais leve e limpo, limpar emoções e sentimentos de um relacionamento que acabou, se preparar para uma nova etapa muito desafiadora, limpar todas as toxinas de um processo de convalescença, curar-se de uma doença crônica.
Enfim, ESCLARECER é trazer clareza para dentro do nosso Ser. IGNORAR é manter-se na escuridão. A Alimentação Desintoxicante é um trabalho totalmente pautado no esclarecimento pois: "Quanto mais nos esclarecemos menos nos intoxicamos e quanto mais nos desintoxicamos, mais clareza temos quanto ao nosso destino."
Conceição Trucom - autora do livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde. Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br Email: [email protected] Visite o Site do Autor