Na décadas de 60 e 70, a regra era rígida: o ideal era pesar dez quilos a menos do que a altura. Ou seja, uma mulher com 1,70 m de altura não devia passar dos 60 quilos. Felizmente, os tempos mudaram. As tabelas modernas levam em conta uma série de fatores, como a idade e o seu biotipo, e conseqüentemente são mais flexíveis.
Uma das formas de saber se você está acima do peso ideal é encontrar o seu IMC, ou Índice de Massa Corporal. A fórmula é simples: peso, dividido pelo quadrado da altura. Por exemplo: uma mulher de 33 anos com 70 kg e 1,70 m vai ter um IMC de 24,2: 70 quilos divididos por 1,70 x 1,70 = 24,2.
De acordo com a tabela abaixo, ela está na faixa de peso considerada normal.
Biotipos Femininos
Existem mulheres de todas as formas e tamanhos, mas há uma tendência para um dos três tipos descritos a seguir. É fácil identificar essa estrutura básica, embora os contornos possam ser alterados por doenças, desnutrição, dietas, musculação ou cirurgias plásticas.
Endomorfo
Quando a mulher é do tipo gordinha e geralmente ganha peso com muita facilidade. Ela tende a ter a forma de uma maçã, pois ganha peso principalmente em torno do abdome. Suas pernas são mais curtas do que o tronco, os pés são pequenos e os seios tendem a ser maiores que o padrão normal. O tipo endomorfo tem estrutura óssea delicada e rosto mais arredondado.
Ectomorfo
Quando são magras, têm uma forma bem longilínea e alta. As pernas são longas em relação ao tronco e a estrutura óssea é forte. Esse tipo não ganha peso com facilidade; mas quando isso acontece, o peso se distribui por igual pelo corpo, em vez de se concentrar em determinados pontos.
Mesomorfo
Com seu formato de pêra, o tipo rnesomorfo é o corpo feminino mais típico. Os quadris são mais largos do que os ombros e as pernas têm o mesmo comprimento do tronco. Ganham peso primeiro nas coxas, e em seguida nos quadris e nádegas.
Índice de Massa Corporal relacionada à idade
Consulte a tabela a seguir, que foi adaptada para os padrões da mulher brasileira. Encontre a faixa de peso para sua idade e altura. Repare que para cada idade e altura, existe uma variação de peso, que corresponde aos diferentes biotipos. Para quem quer utilizá-la como base, lembre-se:
1) Planeje emagrecer até atingir o limite superior da faixa de peso do grupo a que você pertence.
2) Depois de ter alcançado esse limite superior, você poderá decidir se esse peso é aceitável para você ou se deverá continuar perdendo alguns
quilos, que a levarão à média ou ao limite inferior da faixa de peso para sua idade e altura. Idade (anos) - IMC ideal
19 a 24 - 19-24
25 a 34 - 20-25
35 a 44 - 21-26
45 a 54 - 22-27
55 a 64 - 23-28
> 65 - 24-29
Agora que você já sabe como calcular seu peso ideal, seja honesta. Será que precisa mesmo perder peso ou apenas não está satisfeita com o seu corpo, apesar de ter peso adequado para sua idade e altura?
Fique alerta para os sinais da anorexia nervosa, um grave transtorno causado por uma imagem distorcida do próprio corpo. Existem mulheres que, apesar de magras, continuam se achando gordas e só pensam em emagrecer mais e mais.
Em decorrência de dietas rígidas e desequilibradas, acabam sofrendo as conseqüências de uma desnutrição grave: anemia, ausência de menstruação, hipoglicemia, pele seca e sem vida, cabelos fracos e quebradiços.
FAIXA DE PESO IDEAL PARA MULHERES (em quilos)
por Conceição Trucom
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 10
Sobre o autor
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br Email: [email protected] Visite o Site do Autor