Num primeiro momento, assim de relance, a gente poderia achar que essa história de "criacionismo" não tem nada a ver conosco. É coisa de americanos superconservadores, diríamos... uma maluquice... talvez um dia isso tenha sido verdade, ao menos em parte, mas hoje, as aulas de ciência correm o risco de assemelhar-se perigosamente a aulas de religião...
Afinal, o que ensinar para as crianças: o mundo, tal qual o conhecemos, foi criado por Deus em sete dias? Ou o mundo foi o resultado daquela grande explosão, o Big Bang?
O problema parece até simples de resolver, não é? Aula de religião é aula de religião, aula de ciência é aula de ciência. Ou você consegue imaginar seu filho tendo que decorar o sistema digestivo dos nematelminteos para a aula de religião? Mas na hora do vice-versa a coisa complica. Com a separação entre a igreja e o estado na maioria das sociedades abertas, religião deixou de ser disciplina obrigatória nas escolas públicas. E, de qualquer maneira, num mundo plural, qual religião deveria ser adotada nas escolas?
Na dúvida, mistura-se tudo... Como argumentava o editorial do jornal Folha de São Paulo, discutindo as recentes declarações da Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, a favor do criacionismo: “Num estilo próximo ao dos neoconservadores americanos, (ela, a ministra) considerou que ‘as duas visões’ devem ser oferecidas aos alunos, para que ‘decidam’ por si mesmos. Sob uma aparência de equanimidade, a tese faz parte de uma investida anticientífica que, com firmeza, cumpre repudiar. Pode-se, é claro, sustentar que a fé pessoal é compatível com o espírito científico; que religião e ciência não se opõem. Talvez não se oponham, mas certamente não se misturam. E é isto o que o criacionismo tenta fazer, sem base comprovada, e com um aparato de falácias que um estudante médio, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, não tem condições de identificar”.
Toda a discussão é preocupante. E nossa única alternativa é o debate. Informação e discussão sobre todos os graves aspectos envolvidos, sobre as formas como o resto do mundo está lidando com estas teorias, enfim, precisamos conhecer melhor essas idéias até para podermos argumentar, contra ou a favor...
E neste domingo cinzento, esperando uma chuva que não veio, alinhavei vários links para alimentar nossas conversas. Se você quiser incluir outros, fique à vontade.
Porque, como disse o papa João Paulo II, em um discurso em 22/10/1996: “As ciências da observação descrevem e avaliam as múltiplas manifestações da vida com precisão cada vez maior e com maior exatidão em relação à linha do tempo. Mas, o momento de transição para o espiritual não pode ser objeto deste tipo de observação.”
São a filosofia e a teologia que devem ser ouvidas quando o assunto é o significado último de todas as coisas, segundo os desígnios de Deus... no debate entre ciência X religião, voto em ambas, cada uma na sua sala de aula...
E seguem os links...
- O blog deste professor nos EUA traz um depoimento simples, claro e muito contundente, sobre os riscos embutidos nas interpretações radicais dos textos sagrados de todas as religiões (em português e em inglês);
- Em um blog dedicado inteiramente ao debate criacionismo X ciência, Marcus Valério, mestrando da Universidade de Brasília, abre espaço para discussões, informações e notícias. Embora o objetivo do site seja alinhavar argumentos contra as teorias criacionistas, o conteúdo é bastante extenso e o autor sempre procura trazer informações dos dois lados para alimentar a discussão.
- O site da Sociedade Criacionista Brasileira;
- Artigo de Rainer de Souza, professor, no site Brasil Escola;
- Meu post sobre o Museu do Criacionismo, na época, recém-inaugurado nos EUA;
- Artigo da How Stuff Works com uma boa relação de links e fontes bibliográficas para enriquecer sua pesquisa;
- No mesmo site, um artigo para entender melhor a Teoria da Evolução;
- E um outro sobre as teorias criacionistas. É fundamental conhecer os dois lados da discussão antes de se posicionar, não acha?
- No site da Religious Tolerance Association, um artigo bastante completo sobre as origens e as discussões que o criacionismo levanta: criacionismo X evolucionismo;
Artigos publicados em jornais e revistas sobre o tema:
- God X Science, na Times Magazine, de 2006 do mesmo autor, The Case for Teaching the Bible, de 2007
Um programa de rádio da BBC de Londres, com um debate sobre como lidar com as crenças criacionistas nas salas de aula. Interessantíssimo, até para a gente aqui no Brasil ter a dimensão exata do quanto este debate está afetando a educação no resto do mundo. Artigo do biólogo Sandro de Souza, para o jornal Folha de São Paulo, Mas... é ciência?
por Adília Belotti
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Sobre o autor
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM. Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma. Email: [email protected] Visite o Site do Autor