De alguma forma, o Ho’oponopono chegou para mim, e para muitas pessoas, como uma ferramenta muito preciosa e eficiente de libertação de antigos padrões que nos faziam atrair problemas, doenças... e toda uma série de situações de sofrimento onde nos sentíamos impotentes e algumas vezes sem saída...
Na medida em que praticamos mais e mais Ho’oponopono, vamos percebendo a força dessa ferramenta e como é precioso poder sentir o fluir da Divindade cada vez mais livre... nos indicando, por sincronicidades que às vezes até assustam de tão precisas, o que estamos liberando... aumentando a nossa Fé.
Quando entendemos que os nossos problemas vêm das memórias guardadas pela mente subconsciente, que as revive incessantemente, criando a nossa realidade dia após dia... entendemos também que o caminho é limpar essas memórias.
O Dr Len nos mostra como a mente subconsciente dita a maior parte das nossas experiências ao nos fazer reviver as memórias, inconscientemente. Passamos a vida quase como robôs, prisioneiros das recordações da mente subconsciente, que são responsáveis pelas doenças de todos os tipos, pelas nossas dores emocionais, nossos traumas e problemas de toda ordem. Pensamos que temos a mão na direção das nossas vidas, quando na verdade... quem dirige tudo (ou quase tudo) são as memórias....
Quando nos permitimos uma conexão com a Divindade, Ela nos sopra inspiração... insights...
Isso, que ocorre muito raramente em algumas pessoas, e em maior grau em outras... seria o nosso estado natural permanente, se não fossem as memórias que não deixam que Ele se manifeste. Funcionamos no piloto automático, sem nem nos darmos conta disso.
As afirmações positivas e as muitas técnicas de controle de pensamento às vezes não funcionam muito bem porque, por mais que pensemos positivo o resto do tempo, as memórias podem estar ditando o contrário... Fazemos e elas desfazem.
Então, a chave é mesmo limpar o que nos impede de ter tudo que é nosso por direito Divino.
O intelecto e a Mente Consciente acreditam que são solucionadores de problemas. Que controlam o que acontece e o que é experenciado.
No livro “User Illusion”: Reduzindo a Consciência de Tamanho, o jornalista da ciência Tor Norretranders pinta uma imagem diferente da Consciência. Ele cita estudos e pesquisas, particularmente do Professor Benjamin Libet, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que mostra que decisões são tomadas antes que a Consciência as faça. E que o intelecto não é sabedor disso, acreditando que ele decide.
Norretranders também cita pesquisa que mostra que o Intelecto é consciente de somente 15 a 20 bits de informação por segundo, dos milhões de reações anunciadas.
Se não o for o Intelecto ou a Consciência, então, quem é o responsável?
Recordações ditam quais as experiências da Mente Subconsciente.
A Mente Subconsciente absorve a experiência, de forma indireta, imitando, ecoando as recordações. Comporta-se, experimenta, sente e decide exatamente da maneira que as memórias ditam. A Mente Consciente também opera, sem anunciar, pelas recordações. Elas ditam o que serão as experiências, como mostram os estudos de pesquisa.
A Lei da Causa e do Efeito segundo o Dr. Len
Recordações dentro da Mente Subconsciente causam:
Doença do coração, Câncer, Diabetes
Recordações dentro da Mente Subconsciente causam Problemas Físicos no Corpo e no Mundo
O corpo e o mundo residem na Mente Subconsciente como criações de recordações, raramente como Inspirações.
O processo da limpeza das memórias pelo Ho’oponopono se dá de forma muito simples.
- Assumir 100% de responsabilidade
- Ao entender que as memórias que guardamos no subconsciente são a causa dos nossos problemas… assumir 100% de responsabilidade por elas é a chave para que possamos limpá-las, afinal só podemos transformar a nós mesmos. A Partir dessa limpeza acontece o Vazio… onde se manifestam as Inspirações Divinas.
Recordações desordenam o Vazio da Identidade Própria, impedindo a Manifestação das Inspirações... Para remediar essa desordem, para restabelecer a Identidade Própria, as memórias precisam ser transformadas no Vazio através da transmutação da Divina Inteligência.
“LIMPE, apague, apague e encontre seu próprio Shangri-La. Onde? Dentro de você mesmo”.
Morrnah Nalamaku Simeona, Kahuna Lapa’au
No Ho’oponopono da Identidade Própria, a Inteligência Divina, a Mente Super Consciente, a Mente Consciente e a Mente Subconsciente trabalham juntas em sintonia para que a limpeza das memórias aconteça. Cada qual fazendo a sua parte...
Com a nossa Mente Consciente, assumimos responsabilidade pelos problemas, entendendo que eles são apenas efeito, e decidimos pedir à Divindade para limpar as memórias que são a causa.
A conexão entre a mente consciente e a Divindade (Mente Supra-Consciente) se dá pela Mente Subconsciente (Criança interior, niño) que se encontra energeticamente na região do umbigo.
Podemos ficar em silêncio, usando a respiração para alcançar um estado de maior silêncio... conectando-nos com a nossa criança interior e pedir a ela que faça o pedido de limpeza das memórias à Divindade.
Esse pedido pode ser assim:
“Niño, por favor peça à Divindade para limpar em nós as memórias indesejáveis que estão causando esse problema, e transmute-as em pura Luz”.
A Partir do pedido feito à Divindade, falamos mentalmente as seguintes frases, usando uma só, ou a combinação que sentirmos, de acordo com a nossa intuição.
Perdoe-me! Sinto muito! Te Amo! Sou Grato!
É importante lembrar que quem faz a Limpeza é a Divindade e muitas vezes a causa do problema envolve outras pessoas e situações que, então, manifestam-se, em sonhos ou mesmo em nossa realidade para também serem libertadas. Não adianta muito tentar entender racionalmente o que acontece no processo da libertação e nem apegar-se ao que vem para ser liberado, pois assim podemos atrapalhar o fluxo da limpeza. Vamos recebendo indicações que nos dão uma ideia do que está acontecendo... Eu gosto de observar e confiar que o que for para a gente saber... vem de forma muito clara... na hora certa.Não funciona fazer Ho’oponopono para alcançar resultados determinados... Ho’oponopono faz a limpeza das memórias que causam os problemas... mas não resolve os problemas exatamente da forma que queremos, porque esse querer geralmente é ditado pelo ego e vem de um estado de consciência onde ainda somos muito influenciados pelas emoções das memórias acumuladas.
Por isso, é fundamental que nos desapeguemos de resultados predeterminados... Mas o que acontece sempre é muito melhor do que imaginamos porque vem da Divindade em cada Um, que é perfeita.
E, à medida que vamos praticando mais e mais o Ho’oponopono, permitindo que o Vazio se estabeleça... vamos recebendo cada vez mais Inspiração sobre como agir e o Universo nos presenteia com muitas sincronicidades... que nos dão energia e entusiasmo.
Naturalmente e sem esforço... as nossa ações, que antes eram guiadas quase que completamente pelas memórias revividas, passam a Ser guiadas pela Divindade, possibilitando-nos fluir pela Vida com Amor...