Abençoar a comida, orar antes das refeições, agradecer pelas bênçãos recebidas da terra, são coisas tão antigas... pena que hoje ninguém mais tem tempo pra isso e bem poucos de nós conseguem chegar nas refeições com a calma interior necessária para entrar em sintonia verdadeira com o momento e com o alimento.
E, no entanto... já li vários estudos que afirmam que alimentar-se de maneira mais consciente, mais atenta, mais calma, faz bem para a saúde e até ajuda a emagrecer!
Pelo sim pelo não, experimente: na próxima refeição, em vez de jogar-se sobre a comida, pare por alguns instantes, respire, aquiete-se, entre em contato com seu corpo e com o alimento e agradeça, ao seu Deus, à Natureza, à Terra, a si mesmo, ao seus pais, ao agricultor, não importa, o que é transformador é sua atitude diante disso.
Alimento é vida, não é alternativa, nem dá para fazer de conta que a gente não está nem aí para a comida, quando os hindus dizem que "tudo é alimento", eles não estão brincando...
É bem simples, na verdade, com a vantagem de que qualquer coisa que você inventar funciona: Que todos os seres que contribuíram para que esse alimento chegasse à nossa mesa sejam abençoados. E que nós possamos sempre nos alegrar por receber as bênçãos da Terra.
Se você, feito eu, se diverte fazendo pão, na hora de sovar e esmurrar, nunca deixe de "jogar" na massa umas pitadas de sentimentos generosos. "Abençoado é o Senhor, Rei do Universo, que faz nascer o pão da terra", é uma antiga oração dos judeus, viu só? Simples e bela!
Encontrei no Beliefnet uma série de preces para abençoar as refeições. De todas as religiões. Bom apetite!
por Adília Belotti
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 1
Sobre o autor
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM. Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma. Email: [email protected] Visite o Site do Autor