Menu

Desintoxicar Emagrece?

Desintoxicar Emagrece?
Publicado dia 1/15/2009 1:17:40 PM em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Desintoxicar-se tem como propósito primordial a mudança da vibração pessoa, que significa sair da densidade para a leveza, do in-sano para o sano, do estresse tóxico para a paz do fluir.
Entretanto, é inevitável falar em excesso de gordura corporal quando desejamos a desintoxicação física, psico-emocional e até espiritual. Porque um organismo com alto nível de toxinas, quando não consegue eliminá-las, busca se autopreservar, isolando (e acumulando) suas toxinas no tecido adiposo.
O tecido adiposo, entre suas várias funções (controlar temperatura, proteger órgãos e vísceras, ser lastro energético, etc.), por sua baixa irrigação (água e gordura não se misturam), é responsável por evitar que as toxinas que ingerimos e produzimos se espalhem pelo organismo.

E mais, acredito que um organismo intoxicado tem mais chance de exagerar numa alimentação “engordativa”, justo para poder criar mais tecido adiposo e assim se proteger.

Primeira constatação
Dificilmente uma pessoa é obesa por exagerar no consumo de frutas e verduras, uma vez que diante destes alimentos nosso organismo consegue reconhecer a hora de parar. Os alimentos vegetais e integrais, além de nutracêuticos, informam com maior precisão ao cérebro sobre o nível da saciedade. Entretanto, no caso dos alimentos processados e refinados isso não acontece, pois as substâncias como as fibras, responsáveis por passar ao cérebro esta importante informação, foram isoladas ou destruídas.
Alimentos sem fibras são mais energéticos (calóricos) e vazios, desencadeando picos glicêmicos e na sequência, armazenagem de gordura. E, a própria gordura em excesso já pode ser considerada toxina, por ser um portal de doenças.

Segunda constatação
Pessoas que vão a um spa viverem a experiência de uma desintoxicação intensiva (para emagrecer ou curar-se de alguma doença), ao consumirem “excesso” de alimentos de origem vegetal, crus e vivos (em relação aos maus hábitos alimentares, pois viver somente de alimentos crus e vivos é uma meta para todos que desejam a saúde plena); o organismo não acumula gordura, ao contrário, ele encontra condições ideais de eliminar todas as suas toxinas, lastros e fardos através de diarréia, transpiração, tosse, catarros, em alguns casos até vômitos (muita coisa engasgada).
Logicamente, ao continuar neste tipo de alimentação estes quadros de elevada descarga tóxica tendem a diminuir, com processos de alívio mais evidentes em situações de maior desafio físico, emocional ou psicológico.
A forma rápida e diária de desintoxicação: os sucos desintoxicantes.
As principais razões pelas quais os sucos desintoxicantes, preparados com alimentos de origem vegetal, crus e frescos, contendo frutas, limão, raízes, legumes, folhas verdes e sementes germinadas; devem ser usados no processo de desintoxicação e revitalização são:

- Elevado teor de fibras: que absorvem rapidamente as toxinas liberadas pelo tecido adiposo, dando ainda volume e fluidez fecal, inclusive aumentando a peristalse dos intestinos.
- Baixo em calorias: começa por ser “diluído” na sua riqueza de fibras, o que modula a liberação de glicose no sangue e força o organismo a consumir suas próprias reservas energéticas, ou seja, seu excesso de gordura corporal e assim eliminá-las e as toxinas lá acumuladas. As folhas verdes se consumidas cruas, por sua elevada concentração de fibras e água, são consideradas alimentos de caloria negativa.

- Rico em água vitalizada e sais minerais: os sucos desintoxicantes são propositalmente na forma líquida, e idealmente não levam água no seu preparo. Deixe a natureza te nutrir, te limpar! Os sucos desintoxicantes são um coquetel da natureza, uma combinação perfeita de hidratação. Quando bebemos água com baixo teor em minerais, ou bebidas “refrigerantes” com excesso de minerais, tendemos a nos desidratar (ou viciar como no caso dos refrigerantes), pois são os sais minerais que equilibram a pressão e o teor de água do organismo.

Outra vantagem é que estes coquetéis vitalizantes/desintoxicantes, por estarem na forma líquida, apresentam efeito praticamente instantâneo. A importância de uma correta hidratação na eliminação de toxinas é fundamental uma vez que todos os sistemas excretores dependem de um mecanismo de transporte (líquido ou gasoso) para eliminar suas toxinas: seja pela urina, fezes, transpiração, respiração, etc.
E ainda, a fome funciona em ondas e nosso cérebro confunde as sensações de fome e sede. Ao tomar um suco desintoxicante 30 minutos antes das refeições principais, ou na hora daquela fome “tiro no pé” acontecer, haverá uma nutrição verdadeira e natural redução da compulsão.
- Rico em antioxidantes: aliviam rapidamente o estresse e morte prematura das células. Participam na revitalização das células e no nascimento de células saudáveis. Ativam o sistema imunológico.
- Rico em nutrientes proporciona o peso ideal: muitas pessoas pensam que irão desaparecer de magras ao praticarem diariamente a alimentação desintoxicante. Errado. O peso ideal sob uma nutrição verdadeira é a meta da saúde plena. Estes sucos são verdadeiros coquetéis da vida: vitalizam, energizam, acordam células, mente, coração e alma (animam). O fato de uma pessoa ser magra não garante uma saúde plena. O que pode ser planejado é o consumo maior de frutas mais calóricas, raízes e sementes germinadas, além do consumo mais freqüente dos sucos, tipo 100 ml a cada hora.

- Rico em enzimas, portanto um agente alcalinizante: o alimento cru tem preservado seu elevado teor de enzimas digestivas e metabólicas. O alimento cozido perde esta propriedade pela destruição das enzimas aos 42 graus Celsius. Desta forma, o organismo terá que produzir mais acidez para poder digerir aquele alimento que se “cru”, vinha parcialmente “pré-digerido”.
As enzimas têm sido pesquisadas como um dos principais responsáveis por um eficiente trabalho digestivo, preservar a condição levemente alcalina dos líquidos corporais e possibilitar rápida absorção dos nutrientes, uma vez que sem elas estes nutrientes são oxidados (em alguns casos se transformam em toxinas) e logicamente não são assimilados. Assim, alimentos cozidos podem ser considerados acidificantes, bioestáticos e até biocídicos.Leia também:
Não podemos ser ácidos
A boa digestão precisa de enzimas
A Vitalidade dos Alimentos
Alimentação Desintoxicante - Parte 4 - Parte 3 - Parte 2 - Parte 1


por Conceição Trucom

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

Desintoxicar-se deve ser um hábito diário

Alimentação Desintoxicante x Doenças



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa