A sê-mente de linhaça nada mais é que o 'ship' da planta que produz a fibra do linho, milenarmente cultivada para a produção têxtil do linho e alimentação animal.
Mas, existem relatos de que há mais de 2500 anos já utilizavam a linhaça como medicamento e, Hipócrates já a recomendava como emoliente no século V a.C.
Sem dúvida, uma sê-mente especial pelo seu elevado teor de ômega-3, proteínas, mucilagens e fibras.
Em 1550 foi trazida para os campos do sul do Brasil, ambiente de clima mais frio, ideal para a sua cultura.
Em foco: a melhor linhaça para consumo é aquela bem adaptada ao clima da sua cidade, região ou país. Portanto, nenhum alimento importado deve ser considerado para consumo diário, somente esporádico. Esta atitude, além de mais saudável, pois cada alimento de origem vegetal está a serviço da nutrição daquele habitante que o planta, cuida, colhe, transporta, ou seja, daquela comunidade. O alimento de origem vegetal doa os nutrientes que produz em função de reconhecer as necessidades energéticas e nutricionais dos que lhe cercam. Importante levantar também a questão ecológica, de evitar custos energéticos de transporte e poluição, daqueles alimentos que precisam ser importados ou vir de locais por demais distantes.
Assista agora a entrevista que dei ao Programa Sem Censura - TV Brasil - com Leda Nagle.
Na roda de entrevistados:
- Dr. Eduardo Linhares - gastroenterologista - que falou sobre câncer de cólon
- Eliane Furtado - Jornalista e Escritora - que falou sobre seu livro e experiência com o câncer de cólon: Sentença ou Renovação?
- Martha Medeiros - Jornalista e Escritora
- Izabel Bauer - falou sobre arte e decoração de festas com frutas e legumes
por Conceição Trucom
Consulte grátis
Avaliação: 5 | Votos: 1
Sobre o autor
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br Email: [email protected] Visite o Site do Autor