A PRIMARIEDADE: O Primário "sacode a poeira", e recicla o acontecido com facilidade, tem menor autodomínio, vive mais o momento. Tem reações rápidas e efêmeras, intensas e de curta duração. Pode vir a explodir mas se recompõe rapidamente. Sua personalidade será mais mutável e múltipla, sua atividade mais descontínua. O Primário não guarda rancor, se reconcilia com facilidade, esquece rapidamente as ofensas recebidas (e as que provocou...) é o mais fácil de convencer, é mais gastador, pouco econômico e seu julgamento é mais flexível. Seus traços:
- Se adapta com facilidade às circunstâncias.
- Acolhe favoravelmente qualquer mudança e modificação.
- Procura as novidades ou as provoca.
- É mais aventuroso e moderno, não suporta a rotina e o trabalho repetitivo.
- Muito pouco tempo para a reflexão se transformar em ação.
Grafologicamente o Primário tem escrita não cuidada, mais rápida, agitada, desigual, pouco legível ou ilegível, a pontuação pode ser deficiente com finais das letras geralmente filiformes.
Exemplos:
A SECUNDARIEDADE: Aqui a pessoa tende a ruminar o ocorrido, a curtir fossas, à introspeção, busca o longo prazo, é geralmente organizada, econômica. É inspirada no passado, é reflexiva, persistente, estável nos afetos e nos hábitos. Se reconcilia com dificuldade e se interessa mais pelas coisas que pelas pessoas. Não se conforma com facilidade, é sistemática e guarda as coisas, se empenha profundamente em tudo o que faz. Seus sinais:
- A perseverança e a obstinação.
- A profundidade e a durabilidade das emoções e dos afetos.
- A preferência por ambientes e situações que lhe são familiares.
- É econômico e dificilmente compra a crédito.
- Não gosta de improvisar, prefere avaliar com profundidade e executar após planejar com cuidado.
Grafologicamente o Secundário terá uma escrita aplicada, cuidada, dedicada, continua, colocando tudo em pouco espaço no papel.