A alegria é a melhor coisa que existe
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:19
"É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe.
É assim como a luz, no coração".
Estas palavras, escritas por Vinicius de Moraes, um de nossos maiores poetas, repetem de modo simples e objetivo o que os mestres espirituais sempre ensinaram.
A alegria é parte essencial de nossa natureza. Chegamos ao mundo com este dom. Prova disso é a capacidade que uma criança tem de rir e maravilhar-se com as coisas mais simples e prosaicas da vida, antes que a mente e os condicionamentos sociais lhe retirem este dom.
Não se trata na verdade de uma perda, mas apenas do "esquecimento" de uma qualidade que permanece viva e precisa ser resgatada através do desenvolvimento da consciência.
Redescobrir a alegria, especialmente neste momento de transição planetária, em que os desafios são muitos, parece um objetivo quase impossível de ser atingido.
Porém, se conseguirmos focar nossa mente nos aspectos luminosos e na beleza, ao invés de mantê-la acorrentada ao pessimismo e à negatividade, certamente teremos a oportunidade de experimentar muitos momentos de alegria.
A meditação, quando praticada rotineiramente, concede-nos a capacidade de acessar essa fonte inesgotável de êxtase. Trata-se, então, de uma escolha consciente que precisamos fazer a cada dia, o que não significa ignorar as dificuldades, apenas não fazer delas o foco central de nossa existência.
Se a alegria ilumina o coração e torna a jornada mais leve e prazerosa, por que então não investirmos toda a nossa energia neste objetivo?