Como ganhar espaço interno
por Bel Cesar em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:20
Há momentos em que certos pensamentos não nos largam e outros nos quais não queremos largá-los. O problema é quando os pensamentos são tantos que não conseguimos mais pensar com clareza. Falta-nos espaço interior para organizá-los. É como ter uma sala lotada de móveis. Temos que ter mais espaço e menos móveis! Mais calma e menos pensamentos intrusivos. Para tanto, vamos começar por tirar o que está em excesso: os pensamentos limitantes e repetitivos.
No ano de 2000, quando estivemos no Tibete com Lama Gangchen Rinpoche, gravei esses preciosos ensinamentos que ele nos deu sobre como criar espaço interior: "Nós estivemos em muitos lugares: em Shigatse, Gangchen e Lhasa. Espero que vocês tenham aproveitado e estejam felizes. Alguns talvez estejam cansados; mas eu espero que vocês tenham recebido um benefício real, que possam levar com vocês não apenas nesta vida, mas até à Iluminação. Uma das razões pelas quais viemos ao Tibete foi para inaugurar o Monastério de Gangchen; mas não foi só por isso que viemos. Estamos aqui para resolver o nosso problema com o elemento espaço.
Na sociedade moderna temos problemas com o espaço, tanto no nível físico grosseiro quanto no nível interno, mental. Sentimos falta de espaço externo e interno. Por isso, temos de começar a encontrar nosso espaço interno.
Eu pude mostrar para vocês a amplidão que existe no Tibete. Espero que vocês não tenham apenas olhado para ela, mas que também a tenham colocado dentro de vocês. Devemos levar com a gente toda a beleza que vimos estes dias. Se fizermos isso, teremos aproveitado muito bem todo o dinheiro que gastamos para vir até aqui, mesmo tendo muitas dificuldades durante a viagem.
Temos de criar um espaço muito grande dentro de nós. Nosso objetivo final é ter uma mente com muito espaço, uma mente que tenha um relacionamento direto com o elemento espaço. Quando tivermos a nossa mente repleta de espaço, seremos felizes de verdade.
No dia da inauguração, nós soltamos dois enormes balões. Já faz alguns anos que eu lhes ensinei a 'terapia do balão'. Espero que vocês tenham aproveitado esses balões para soltar com eles todo o seu nervosismo e suas dificuldades, e agora estejam se sentindo bem mais leves...
Outra terapia que eu criei para vocês ganharem espaço interno é a das caixas. Vocês devem usar diferentes caixas, uma para cada problema. Coloquem seus problemas nas caixas e, um dia, vocês podem fazer como com o balão: desfazer-se dessas caixas. Mas, se vocês quiserem manter seus problemas com vocês, deixem-nos dentro das caixas!
Deixem os problemas em um espaço fora de vocês. Cada um tem de fazer sua experiência para entender o que estou falando. Se vocês ficarem com saudade de um problema, podem abrir a caixa e olhar para ele. Vocês logo vão sentir que não querem mais o problema, que não precisam mais dele.
Temos de aprender a nos separar da negatividade, a ver os problemas com uma visão mais distante, mais ampla. Temos de nos distanciar deles, dentro e fora de nós, para saber o quanto eles são pesados e negativos. Na realidade, os problemas não fazem parte da natureza de nossa mente. A energia da mente deve ser sempre um espaço limpo e leve. Assim poderemos reconhecer o espaço de nossa mente como algo muito precioso.
Algo tão precioso que queremos preservar acima de tudo. Então temos de considerar e respeitar a energia preciosa da mente".